Prefeito fala sobre acontecimentos recentes e continuidade das ações da atual gestão

O prefeito municipal, Christian Gonçalves, participou da reunião de negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá desta quarta-feira (6/03). Na ocasião, o prefeito comentou sobre os acontecimentos recentes ocorridos em Itajubá e as ações e obras que a prefeitura realiza e prevê para o município.

Também participaram os secretários de Ciência, Tecnologia, Industria e Comércio, Fernando Bissacot; de Obras, Antônio Carlos Bernardo; e o coordenador político, Israel Guimarães.

“Todos nós passamos por provações que nos trazem um misto de sentimentos. Acolhemos o prefeito nesta reunião para prestar o nosso apoio, pois a CDL Itajubá é parceira da prefeitura em todos os momentos, sejam eles bons ou não. Como empresários e representantes do varejo e serviços frente a CDL, é nossa atribuição nos preocuparmos em como a administração municipal seguirá com as ações após os acontecimentos recentes. Nunca percam a fé e a esperança para continuar a função de servir ao próximo”, mensagem de abertura da reunião de negócios do presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, ao prefeito e equipe.

Os últimos acontecimentos em nossa cidade surpreenderam a todos. Para o prefeito Christian não foi diferente. Segundo ele:

“A prefeitura está à disposição das investigações, tanto pelo Ministério Público como Polícia Civil. A prefeitura fez auditoria de controle interno com abertura de processos administrativos. Não temos nada a esconder e queremos os esclarecimentos dos fatos. Entrei na política para atuar de forma transparente, séria e proporcionar o bem da forma mais profissional possível. Mesmo não sendo momentos fáceis, a atual gestão pública continua suas ações e obras normalmente. Temos que seguir o nosso trabalho e propósito de cabeça erguida, pois se não o fizermos quem sofrerá o impacto serão os 100 mil habitantes da nossa cidade. O apoio de entidades, como a CDL Itajubá, orações e mensagens das pessoas é o que nos têm dado forças”.

OBRAS MUNICIPAIS

Entre as ações e obras citadas pelo prefeito durante a reunião da CDL Itajubá, frutos da verba aprovada pela Câmara Municipal, estão o trevo de entrada da cidade (fase 1), com previsão de cerca de 45 dias para estar concluída, e a fase 2, para a duplicação da ponte na Avenida Poços de Caldas, que já conta com projeto pronto, incluindo exigências ambientais. A previsão é que toda a obra seja finalizada até o final do ano.

Também citou a revitalização de diversas vias públicas com nova pavimentação, a serem ainda definidas, e a inauguração de três postos de saúde, sendo eles nos bairros Boa Vista, Jardim das Colinas e Piedade.

Diretamente ligadas aos empresários e associados da CDL Itajubá, o prefeito destacou as seguintes obras:

PARQUE CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DE ITAJUBÁ

Continuidade das obras para a implantação de um ambiente ideal que integrará empresas e pesquisa. O projeto sai do papel, engavetado desde a década de 90, para se tornar realidade. Conforme informou o prefeito, 95% da parte pluvial do Parque já está concluída e se iniciará a pavimentação das vias. As obras do Laboratório Nacional de Astrofísica, empresa âncora, tem previsão de término para ainda este ano, e sete projetos para instalação de empresas já estão em andamento.

“É um projeto muito importante para toda a nossa cidade e vem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, com a geração de empregos em tecnologia e rotatividade de dinheiro no comércio e serviços”, apontou Christian Gonçalves.

REVITALIZAÇÃO DA RUA NOVA

O projeto de revitalização da Avenida Coronel Carneiro Júnior (Rua Nova) está em fase de conclusão. De acordo com o prefeito o projeto inicial passou por alterações, inclusive com sugestões da CDL Itajubá, e agora está na fase final pela empresa responsável, com previsão de entrega para o próximo dia 21 de março. Após isto, será feita a contratação da empresa executora da obra, que será mais rápido, cerca de duas ou três semanas, por adotar a adesão de ata da Associação dos Municípios do Alto Sapucaí (AMASP).

“Até início de maio as obras da Rua Nova se iniciarão. A obra será feita por etapas e acreditamos que antes do final do ano estejam concluídas, para receber a temporada natalina do comércio”, afirmou o prefeito.

OUTRAS AÇÕES

Mariana Porto e Sales assume a secretaria municipal de Saúde. Ela é enfermeira, concursada, funcionária de carreira da prefeitura e ocupava anteriormente o cargo de secretária adjunta da pasta. O prefeito também confirmou a expansão da Balteau grupo WEG, com geração de empregos e renda.

O secretário Fernando Bissacot convidou a todos para o HardTech Innovation 2024, que acontecerá de 17 a 20 de junho, no ExpoCenter Itajubá, e que promete ser a maior vitrine de tecnologia e inovação do ecossistema Itajubá HardTech no Sul de Minas Gerais

Ao final, Christian Gonçalves agradeceu ao convite e o carinho recebido pelos diretores, conselheiros e empresários presentes à reunião, colocando a prefeitura à disposição da CDL Itajubá, empresários e toda a população.