O presidente da Câmara Municipal de Itajubá (CMI), Marcelo Krauss, apresentou as principais ações realizadas durante seus dois anos de gestão (2023-2024). Os resultados alcançados foram compartilhados na reunião de negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, realizada nesta quarta-feira (13/11).
Alexandre Costa Lopes, presidente da CDL Itajubá, iniciou a reunião comentando sobre os desafios da vereança, destacou o trabalho de Marcelo Kraus frente a CMI e agradeceu ao presidente da Câmara Municipal pelo trabalho realizado em benefício da cidade e dos cidadãos.
“Como vereador, Marcelo atuou com integridade e produtividade, promovendo ações de impacto. Na presidência, que não é tarefa simples, implementou importantes medidas de modernização e regularização. A CDL tem se aproximado cada vez mais da Câmara, trazendo o posicionamento técnico dos empresários para os temas discutidos no Legislativo, que impactam toda a comunidade”, afirmou Alexandre Lopes.
Marcelo Krauss está em seu segundo mandato como vereador (2021-2024), tendo sido eleito anteriormente para o período de 2017-2020. Desde que assumiu a presidência da CMI no último biênio, ele enfatiza que o cargo exige uma função administrativa ampla, além da vereança, com dedicação para a gestão da Casa Legislativa.
“Os princípios que adquirimos ao longo da vida ajudam muito. Minha primeira ação, ao ser eleito presidente, foi estruturar uma equipe qualificada. A Câmara conta com cargos efetivos e comissionados, sendo estes últimos de livre escolha do presidente. Minha prioridade foi contratar profissionais técnicos e competentes, assegurando uma gestão responsável dos recursos públicos. Ser presidente é uma grande responsabilidade”, declara Krauss.
O presidente destacou dois grandes desafios ao assumir o cargo: a mudança na Lei nº 8.666/93, substituída pela Lei de Licitações nº 14.133/21, e a reorganização dos cargos comissionados na CMI. Ele explicou que os cargos técnicos, que não ocupam funções de direção, devem ser preenchidos por concurso público.
“No caso do concurso público, precisamos cumprir diversas etapas antes de contratar a empresa responsável. Primeiro, foi necessário propor uma nova lei para organizar os cargos da Câmara, diferenciando os comissionados dos técnicos, que serão preenchidos por concurso. No início de dezembro será homologado o resultado final e em 2025 os aprovados serão nomeados,” explica Krauss.
REALIZAÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL NA GESTÃO 2023-2024
Com a coordenação organizada por diretorias, a Câmara Municipal de Itajubá implantou importantes ações. Confira algumas das iniciativas da Gestão 2023-2024.
Diretoria de Comunicação
- Criação do novo site
- Criação do Podcast Câmara Municipal
- Retorno do Giro de Notícias
- Criação de um novo vídeo institucional
Diretoria Financeira
- Renegociação de taxas
Diretoria Administrativa
- Retomada do programa de estágios e valorização salarial
- Realização de concurso público
- Início da reforma da Praça Amélia Braga
- Desapropriação de uma casa ao lado da CMI e início de reforma para a implantação da Escola do Legislativo
Diretoria Jurídica
- Implantação da nova Lei de Licitação nº 14.133/21
- Proposta e aprovação da Lei nº 3.554, criando a nova Estrutura Organizacional Básica da CMI
- Proposta e aprovação da Lei nº 3.555, reestruturando o Plano de Cargos e Carreiras da CMI
Diretoria Legislativa
- Proposta e aprovação da Resolução nº 1.044
Diretoria do Legislativo
- Instituição de acordo de cooperação técnica com a Academia Itajubense de Letras
- Criação do Programa Papo Literário
- Implantação do Projeto Reminiscências Fotográficas
- Criação da Cantata de Inverno
Os diretores, conselheiros e associados da CDL Itajubá presentes à reunião parabenizaram Marcelo Krauss pelas melhorias realizadas e reafirmaram a parceria entre as entidades, em benefício do município, dos empresários e da comunidade.
Fonte: CDL Itajubá