O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, avalia os resultados das vendas de final do ano no comércio e serviços da cidade e fala das expectativas para 2023.
Com o objetivo de alavancar as vendas de final de ano, a CDL Itajubá realizou a ‘Parada Natalina’, o ‘Concurso de Vitrines’ e foi uma das entidades organizadoras do ‘Natal de Luz 2022’. Segundo Alexandre Lopes, o trabalho despendido nas ações provê à população estímulo para as compras de Natal.
Sobre a satisfação dos empresários com as vendas de Natal de 2022, em relação a 2021, Alexandre Lopes comentou que a maioria ficou satisfeita com os resultados das vendas.
“70% dos empresários apontaram que as vendas do Natal de 2022 foram melhores que o ano anterior, sobressaindo os segmentos de vestuários e cosméticos. A minoria disse que os resultados foram piores que de 2021, e uma parcela intermediária apontou que as vendas de 2022 ficaram no mesmo patamar que de 2021, lembrando que os resultados variam muito de segmento para segmento”, esclareceu.
Alexandre Lopes destacou que os consumidores deixaram as compras de Natal para a última hora, conforme apontou pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL MG), na qual 78,4% dos mineiros disseram ir às compras somente na semana antecedente ao Natal (de 19 a 24/12/22).
“O movimento das vendas se deu na semana antes do Natal. O horário estendido de atendimento do comércio, até às 22h, foi muito positivo, estimulando as pessoas às compras no período noturno, além de gerar empregos temporários”, destacou o presidente da CDL Itajubá.
Quanto ao poder de compra da população, Alexandre apontou o nível de endividamento como fator crítico. Nesse sentido, visando recuperar consumidores inadimplentes, o presidente da CDL Itajubá enfatizou a realização da campanha ‘Xô Dívida!’, oportunizando que pessoas renegociem suas dívidas e retornem ao mercado de consumo. Também destacou o 13º salário como ponto positivo para compras à vista e em dinheiro, fugindo das taxas de juros do cartão de crédito.
Expectativas 2023
Para o presidente da CDL Itajubá não existe uma forma factual de prever o que acontecerá. Há, sim, planejamento e estratégias para as ações. “Temos que delinear vários planos, em função dos possíveis cenários para 2023, negativos e positivos, de regressão ou de expansão da economia nacional e internacional. Fundamental planejar e acompanhar a execução para garantir que as ações sejam colocadas em prática, na vida pessoal e nos negócios”, finalizou Alexandre Lopes.
Fonte: CDL Itajubá