Como fruto da destinação de parte do Imposto de Renda (IR) para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e o Fundo do Idoso, no ano de 2022, instituições de apoio às crianças, adolescentes e idosos de Itajubá puderam implantar projetos socias aprovados.
Para obter os benefícios da destinação do IR, as instituições sociais devem estar cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajubá (CMDCAI) ou no Conselho Municipal do Idoso (CMI). Após apresentar documentação, estando habilitada, a instituição terá seu registro nos Conselhos. Para a seleção dos projetos, os Conselhos lançam editais. Os projetos inscritos são analisados por comissões e, sendo aprovados, se tornam aptos para receber os recursos pleiteados.
Durante a reunião de negócios (24/05) da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, foi apresentado material mostrando os projetos das instituições sociais beneficiadas com a destinação do Imposto de Renda.
Confira como a participação cidadã por meio da destinação do Imposto de Renda traz benefícios para toda a sociedade:
APAE
Recurso para aquisição de equipamentos e uniformes, e pagamento de profissional para ensinar percussão às crianças e adolescentes.
GRANJA
Recurso para capacitação de crianças e adolescentes ao manuseio e produção de alimentos.
CARIOMINAS
Recurso para aquisição de equipamentos e uniformes, e pagamento de profissional para ensinar futebol as crianças e adolescentes.
AGAI
Recurso para aquisição de equipamentos e pagamento de profissional para promover a inclusão digital de crianças e adolescentes.
Fonte: CDL Itajubá