Saiba como será o funcionamento do comércio para o Natal 2023

A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá informa como deve ser o funcionamento do comércio para a temporada de Natal, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do setor.

ATENÇÃO:  a resolução estipulada pela CCT NÃO impede que empresas do comércio abram em horário especial no dia 13 de dezembro, domingos e feriados, desde que não utilizem mão de obra de funcionários.

FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO – NATAL 2023:

• Dia 14/12 (quinta-feira) – Das 8h às 22h

O comércio de Itajubá passa a abrir em horário especial, até às 22h, a partir o dia 14 de dezembro/23.

• Dia 15/12 (sexta-feira) – Das 8h às 22h
  • Dia 16/12 (sábado) – Das 8h às 20h
  • Dia 17/12 (domingo)

A CCT estabelece que as empresas de comércio fiquem fechadas, exceto as atividades de gênero alimentício.

• Dias 18, 19, 20, 21, 22 e 23/12 (segunda-feira a sábado) – Das 8h às 22h
  • Dia 24/12 (domingo) – Das 10h às 16h

Obs.: A empresa comercial, em geral, que optar pelo trabalho nesta data, deverá cumprir a legislação vigente e conceder folga semanal obrigatória ao funcionário.

Para informar os clientes e não comprometer as vendas, a CDL Itajubá orienta que os estabelecimentos comerciais divulguem, em suas redes sociais digitais, os dias e horários de funcionamento para a temporada de Natal.  Também aconselha que os empreendimentos fiquem atentos à legislação trabalhista, evitando aborrecimentos futuros.