A FCDL-MG, em levantamento recente, identificou que quase 90% dos mineiros já sofreram tentativas de golpes. Desses, 36,6% dos entrevistados caíram no golpe e tiveram prejuízos financeiros. A pesquisa também revela que dos golpes, 62% foram em ambientes digitais, como e-mail, aplicativos de mensagens, sites e redes sociais.
O QUE É SEGURANÇA DIGITAL?
A segurança digital é a prática que reúne uma série de medidas e ações para prevenir e combater ataques e golpes online, contribuindo para a garantia de um ambiente seguro e sem a intervenção de terceiros.
GOLPES MAIS COMUNS:
Pishing: um dos golpes mais recorrentes, é o envio de e-mails falsos para roubar, dados senhas e informações. A tática está na semelhança aos e-mails verdadeiros, simulando outras empresas com nome, identidade e outros elementos para confundir o leitor.
Ransoware: Softwares utilizados para ‘sequestrar’ informações, extorquindo o dinheiro para a liberação desses dados roubados.
Malware: Softwares para roubar dados e informações em um dispositivo.
COMO GARANTIR A SEGURANÇA DIGITAL PESSOAL E NAS EMPRESAS?
O primeiro passo é ter um sistema operacional atualizado, no computador ou celular. Isso garante maior segurança, disponibilizada pelo próprio fornecedor do seu sistema operacional. É importante verificar o antivírus, pois esse software barra tentativas suspeitas de invasão, mantendo-o atualizado e ativo.
Além disso, é importante:
- Ter senhas fortes, constantemente atualizadas.
- Cuidado com links suspeitos, desconhecidos e quem não sejam de fontes confiáveis.
- Não fornecer informações pessoais, somente em casos de confiança.
- Não baixe ou clique em documentos e materiais anexos que forem direcionados para a caixa de spam em seu e-mail.
Além dos cuidados individuais, as empresas precisam ampliar a segurança de sua rede. Para a segurança de informação e dados, existem ferramentas completas e prontas para solucionarem o problema.
QUAIS SÃO OS RISCOS DE FRAUDES PARA EMPRESAS?
Para além da perda dos dados, há uma série de preocupações em que as empresas precisam focar:
Prejuízo financeiro: a perda ou roubo de dados pode acarretar em multas ou penalidades para as empresas.
Confiança e credibilidade: ser vítima de ataques por causa da ausência de um sistema de proteção é um risco muito grande para a imagem de uma empresa.
Conformidade com a legislação: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n. 13.709, é um instrumento de garantia de proteção de dados de pessoas físicas e jurídicas, que exige adaptações das empresas e regras de seguimento obrigatório.
Fonte FCDL MG