Para saber mais como empresas podem ser parceiras do Presídio de Itajubá em projetos sociais e na fabricação de produtos, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá recebeu o diretor do Presídio, Marcelo Castro, e a agente prisional, Katia Cazula, em sua reunião de negócios desta semana (21/08).
“A CDL Itajubá representa e defende os interesses dos associados e empresários do comércio e serviços, tendo a missão de contribuir com a sociedade. Nesse sentido, a CDL traz pessoas que têm papel importante na cidade para ouvi-las e conhecer o trabalho que desempenham. O Presídio é um órgão que tem atuação expressiva e queremos dar visibilidade às ações que realiza, inclusive para a ressocialização dos presidiários em parceria com empresas”, expressa o presidente da entidade, Alexandre Costa Lopes, lembrando que a CDL Itajubá contou com a parceira do Presídio na elaboração de enfeites para as festividades de Natal.
Castro atua no Presídio há 10 anos, dos quais cinco está como diretor da instituição. Nesse período, estudou a cadeia produtiva, os potenciais do Presídio e áreas da sociedade, buscando entender como a mão de obra prisional pode auxiliar as comunidades.
“A sociedade não compreendeu ainda que esses indivíduos que estão presos irão voltar para a sociedade. Não conseguimos reabilitar todos, mas recuperamos boa parte deles. Há um tripé importante na ressocialização do preso: o Estado, dando educação e trabalho; apoio religioso; e o principal, a família não o abandonar e o incentivar a mudar. Em Itajubá, estamos conseguindo mudar ideologias, inclusive dos funcionários do Presídio”, comenta o diretor Castro.
PARCERIA EMPRESA E PRESÍDIO
Em diversas regiões do Brasil, parcerias entre presídios e empresas têm gerado resultados positivos. Empresas que se engajam nessa parceria fortalecem sua reputação e contribuem para a diminuição da reincidência criminal, ajudando a construir uma sociedade mais justa e segura.
A empresa Ibrap será a nova parceira do Presídio de Itajubá. “Após cinco anos de negociação, o Estado conseguiu fechar essa parceria que terá média de 100 presos trabalhando. A empresa funcionará dentro do Presídio. Algo muito bom para Itajubá e Minas Gerais. O Presídio também conta com outra empresa em suas instalações, empregando cerca de 50 presos”, comunica Castro, completando que: “Estamos com um projeto de tornar o Presídio de Itajubá na primeira unidade industrial do estado de Minas Gerais”.
Empresas de comércio e serviços também utilizam mão de obra prisional. O restaurante Toca do Caboclo, unidade Pouso Alegre (MG), emprega presidiários por meio da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), informa Luna Ferreira, diretora de RH da empresa, presente à reunião de negócios.
Para da empresa Supera Unidade Itajubá, os presos fabricaram peças de jogos didáticos. “Alguns presos são pessoas muito habilidosas e criativas. Têm preocupação em serem úteis e gostam de trabalhar em projetos que serão utilizados em educação”, aponta Bruno Galbiati, empresário também presente na reunião da CDL.
Segundo a agente Kátia, a parceria entre o Presídio e a iniciativa privada na utilização da mão de obra prisional pode se dar em duas modalidades, com o objetivo principal de reabilitar os presos. São elas:
- Projetos sociais – Doação de materiais reciclados a serem transformados pelos presos em produtos úteis.
- Trabalho – Parceria comercial entre empresas e o Presídio para produção de equipamentos e produtos específicos, fabricados em linha de produção dentro da unidade prisional.
EDUCAÇÃO E TRABALHO PARA OS PRESIDIÁRIOS
Conforme Castro, é preciso entender que com ações de ressocialização é possível devolver os presos à sociedade. Projetos criados dentro do Presídio de Itajubá oferecem educação e trabalho aos presos:
- O Estado oferece curso de alfabetização para 30 presos.
- Outros 30 presidiários participarão de curso na área de ciência e tecnologia oferecido pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI – Campus Itajubá), na modalidade Educação à distância (EAD).
- Também está sendo viabilizado um laboratório, com 12 equipamentos, para o Ensino Superior EAD.
- 250 presos participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
- 130 presos participam de recreação de leitura.
- 160 presos trabalhando.
- 350 vagas de emprego.
CONHEÇA OS PRINCIPAIS PROJETOS SOCIAIS DO PRESÍDIO DE ITAJUBÁ
Empresas e comunidade podem ser parceiras em projetos sociais do Presídio, entre eles:
- Horta Solidária – Produção média de 800 quilos de hortaliças/mês doadas para asilos, creches, entidades assistenciais de Itajubá e cidades circunvizinhas.
- Mobiliário Adaptado – Atende pessoas com disfunções neuromotoras por meio da produção de equipamentos que proporcionam resultados terapêuticos.
- Pedalando para o Futuro – Reforma de bicicletas apreendidas pela Guarda Municipal e esquecidas no depósito da instituição. Parceiros custeiam peças e as bicicletas reformadas apoiam outros projetos, como Proerd, Natal dos Correios, Natal das Forças e instituições beneficentes locais e da região.
- Boneca de Pano – Bonecas são confeccionadas com materiais descartados por empresa parceira
- Fábrica da Alegria – Produção de brinquedos pedagógicos e mobiliários em madeira, descartada por marcenarias parceiras locais, doados para instituições de assistência social sem fins lucrativos.
- Artefatos de Concreto Ecológico – Produção de vasos artesanais e casinhas de cachorro com média de 72 mil embalagens de marmitex de isopor, de alimentos consumidos no próprio Presídio, que são doados para instituições de caridade.
- Pneu Legal Lixeiras Sustentáveis e Caminha Pet – Confeccionados com pneus descartados. As lixeiras incentivam a coleta seletiva de lixo. As caminhas pet atenderão 500 animais resgatados por uma ONG da região.
- Reciclapet Vassouras Ecológicas – Produzidas com cerca de 250 garrafas pet descartadas aos finais de semana pelos familiares dos internos da Unidade.
“Incentivar a volta à sociedade através da responsabilidade social é o caminho mais curto para a ressocialização”
Presídio de Itajubá.
SEJA UMA EMPRESA PARCEIRA DO PRESÍDIO DE ITAJUBÁ!
Informações pelos contatos: (35) 98465.5169 (35) 98465.5605 e (35) 98465 5284
E-mail: [email protected]
Fonte: CDL Itajubá