A segunda edição da ‘Série: Golpes e Segurança Digital’, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá com o objetivo de contribuir com a Segurança de seus associados e da comunidade, alertando e prevenindo sobre os golpes mais aplicados no mundo digital, apresenta:
2 – Pediu a sua senha?
Golpe da Falsa Central de Atendimento
No golpe da falsa central de atendimento, as abordagens são variadas, mas costumam gerar preocupação. O suposto funcionário diz que tem uma movimentação suspeita na sua conta ou que seu cartão foi clonado. Tudo pode ser pretexto para que os golpistas extraiam dinheiro ou informações, como a senha da conta.
Eles são cordiais, falam bem, usam recursos tecnológicos como as gravações das centrais e simulam transferências para outros atendentes. Podem até imitar o número da central de relacionamento. Isso significa que eles utilizam aplicativos que permitem mascarar o real número de telefone pelo qual a ligação é feita. Assim, por exemplo, na tela do celular aparece o número do banco, mas é o golpista.
Como evitar:
Pediu senha? Atenção para esse sinal, é golpe!
Nunca digite ou informe suas senhas no aparelho telefônico quando não efetuar a ligação para o banco de forma ativa e espontânea.
Fonte: BB / Exame / CDL Itajubá