Promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá com o objetivo de contribuir com a Segurança de seus associados e da comunidade, alertando e prevenindo sobre os golpes mais aplicados no mundo digital, a terceira edição da ‘Série: Golpes e Segurança Digital’ apresenta:
3 – Precisa instalar um aplicativo
Roubos de Dados Armazenados no Celular
Uma pessoa liga se passando pela central de atendimento do seu banco. Usa várias abordagens para enganar o cliente: informa que a conta foi invadida, clonada, que há movimentações suspeitas, entre outras artimanhas. Para resolver, diz que vai enviar um link para a instalação de um aplicativo que irá solucionar o problema e que você precisa instalá-lo no celular para que o banco faça uma varredura na sua conta. Ao instalar o aplicativo, o criminoso terá acesso a todos os dados que estão no celular, ou seja, na prática, o que acaba acontecendo é que o golpista ganha acesso ao seu celular.
Como evitar:
Fique atento ao sinal! Os bancos nunca entram em contato para solicitar a instalação ou atualização de equipamentos, aplicativos, módulo de segurança, softwares ou componentes/extensões em navegadores de internet.
Não salve senhas em bloco de notas, elimine o histórico de mensagens no celular que contém senhas, não armazene fotos do cartão no celular. Não compartilhe sua senha com terceiros. Crie senhas fortes e não repita em outros apps. Também use o bloqueio de tela inicial, biometria facial/digital para acessar o celular e os apps e ative o bloqueio de tela.
Em caso de perda ou roubo do celular, entre em contato com o banco e faça o bloqueio da conta/canais/dispositivo. Registre um boletim de ocorrência e comunique sua operadora para o bloqueio da linha.
Fonte: BB / Exame / CDL Itajubá