Série: Golpes e Segurança Digital

1 – Tá muito barato e tá acabando

Com o objetivo de contribuir com a Segurança de seus associados e da comunidade, alertando e prevenindo sobre os golpes mais aplicados no mundo digital, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá lança a ‘Série: Golpes e Segurança Digital’.

Nessa Série, serão divulgados, semanalmente, alguns dos golpes e fraudes digitais mais comuns e dicas de como evita-los. Isto pois, dia sim, outro também, infelizmente tem golpe novo aparecendo por aí.

Um em cada três brasileiros sofreu uma tentativa de golpe neste ano, segundo a Federação Brasileira de Banco (Febraban), e a porta de entrada, quase sempre, é uma técnica conhecida como ‘engenharia social’. Uma interação por redes sociais, apps de mensagens, SMS telefone ou até pessoalmente, que convence a pessoa a tomar alguma ação – como fornecer a senha do banco ou fazer uma transação financeira – sem que ela perceba que está sendo enganada.

1 – Tá muito barato e tá acabando
Golpe do link falso/phishing

Viu uma promoção irresistível? Desconfie.
Será mesmo que o tênis dos seus sonhos está à venda por menos da metade em um site do qual você nunca ouviu falar? Isso vale sempre que a oferta parecer boa demais para ser verdade. Uma proposta incrível de um investimento, empréstimo ou até de um bilhete premiado.
Muitos golpes surgem de propostas que parecem excelentes, mas que, na verdade, só vão prejudicar você. Por exemplo, pode ser que o link encontrado nas redes sociais, no buscador ou no e-mail seja apenas uma isca criada para roubar seus dados bancários.

Como evitar:
Desconfie de mensagens que você não pediu ou aprovou, e de ofertas em que o desconto é tentador demais. Fique atento ao e-mail do remetente, empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br. Em caso de links, confira se o endereço da página corresponde ao correto. Em caso de dúvida, não clique.

Fonte: BB / Exame / CDL Itajubá