Startup da INCIT oferece soluções de conectividade para monitoramento hidrológico

A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá recebeu os cofundadores da Asthon Tecnologia, Vitória Jacomelli Baratella e Caio Tácito da Costa, em sua reunião de negócios desta quarta-feira (22/05). A startup foi fundada em 2023 e está alocada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), atuando em soluções de conectividade para monitoramento hidrológico, entre outras tecnologias.

Estar informado sobre as mudanças do clima, para a tomada de decisões, se torna cada vez mais importante diante da variação do clima e eventos extremos que vêm ocorrendo em todo o mundo. “Os recentes acontecimentos no Rio Grande do Sul e a mudança climática são fatos que nos deixam apreensivos. Comerciantes e população sofreram, guardadas as proporções, com a enchente que acometeu Itajubá em 2000. Se há meios para evitar essas ocorrências, a CDL Itajubá as divulgará, como é o caso da Asthon, startup incubada na Incit, órgão do qual a CDL é uma das fundadoras, que oferece soluções em monitoramento hidrológico”, declara o presidente da entidade, Alexandre Costa Lopes.

A Asthon atua com o monitoramento hidrológico, serviço responsável pelo tratamento, coleta, armazenamento e gerenciamento de dados sobre as condições atmosféricas que resultam no volume de chuvas e na vazão de rios. Esse trabalho utiliza as informações coletadas para elaborar planos de gestão dos recursos hídricos.

O sistema de monitoramento da Asthon já está implantado em cidades sul mineiras, entre elas São Lourenço, Passa Quatro, Itamonte. Segundo Vitória Baratella, a startup monitora a bacia do Rio Verde, com equipamentos instalados nas nascentes dos rios e em altos de serras para medir a quantidade de chuva.

“Com o uso de inteligência artificial, populações e prefeituras podem acessar informações, pelo celular e em tempo real, sobre os níveis dos rios que passam pelas cidades. Assim, podem ser avisados com antecedência. A inteligência artificial usa os dados para prever possíveis problemas no município”, explica Vitória Baratella.

TECNOLOGIA PARA O VAREJO

Entre outras soluções, a startup desenvolve hardware e software para empresas dos setores de comércio e serviços. O objetivo é oferecer modernização e agilidade aos negócios. “Utilizamos a expertise da Asthon em tecnologia e aplicamos no desenvolvimento de plataformas para e-commerce. Cadastramos produtos, suas imagens, descrições e valores, possibilitando que qualquer pessoa, em qualquer lugar, tenha acesso à loja e compre seus produtos”, conta Caio Costa.

“As tecnologias estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e empresas. Itajubá possui know-how, por meio das startups incubadas, para oferecer soluções aos mais diversos desafios. Vamos valorizar as nossas startups e implantar as tecnologias que desenvolvem para transformar e impulsionar os negócios”, finaliza Alexandre Lopes.

Contatos Asthon:
[email protected] (11) 97563-5251 | [email protected] (31) 98573-6946