O Varejo+Experience Itajubá, evento promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá e Sebrae MG, reuniu cerca de 400 pessoas, entre empresários e colaboradores de micro e pequenos negócios do varejo e serviços. Foram dois dias, 15 e 16 de março, dedicados à motivação e ao conhecimento, trazendo um novo olhar para impulsionar as vendas, alavancar os resultados e melhorar a experiência do cliente.
“É uma satisfação para a CDL Itajubá, em parceria com o Sebrae Minas, oferecer esses dois dias de capacitação com palestrantes renomados e de grandes marcas de sucesso. As empresas do varejo e serviços precisam estar preparadas para as novas tendências do mercado consumidor e, certamente, podem contar com a CDL e Sebrae para auxiliá-las nessa jornada”, declarou o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, ao abrir o evento.
O evento visou apoiar os empresários de Itajubá e microrregião na gestão de suas empresas, auxiliar para melhor compreensão sobre as tendências de mercado, de vendas e tornar os negócios mais competitivos no mercado. Segundo a gestora da Microrregião Sebrae Minas, Andresa Cristina da Silva, o digital é o grande desafio para as micro e pequenas empresas.
“O Varejo+Experience Itajubá objetiva oferecer capacitação para empresários, movimento que pretendemos dar continuidade ao longo do ano, no Sebrae e CDL, cooperando para que o processo de desenvolvimento empresarial seja contínuo”, expôs Andresa Silva.
“Ter uma postura positiva diante das situações” é o lema de Diego Ribas
‘Do Risco à Glória’ foi a palestra apresentada por Diego Ribas, inaugurando as atividades do Varejo+Experience Itajubá. O ex-jogador de futebol falou sobre os comportamentos que os empresários podem desenvolver para alcançar e manter o sucesso de suas empresas, apresentou sua história de vida, fez analogias entre os pensamentos e ações dos atletas com o mundo empresarial e falou de sua crença na qual “tudo coopera para o bem”.
“O fato de entender que tudo coopera para o nosso bem, nos faz ter uma postura positiva diante das situações e é um lema que tenho na vida. Tudo tem um propósito e esse tipo de postura diante das dificuldades faz toda a diferença. Acredito que a glória que buscamos está logo após os riscos que muitas vezes evitamos e viver de corpo e alma, para mim, é isso: enfrentar os riscos, nos momentos necessários, para poder alcançar o que nós tanto sonhamos”, declarou Diego Ribas em entrevista à CDL Itajubá.
O novo consumidor, marketplace e o planejamento como estratégias de venda
Para falar sobre o perfil do novo consumidor e as novas formas de consumo, o Varejo+Experience Itajubá trouxe a palestra ‘Varejo Show: alto impacto em vendas’, com Thiago Oliveira, fundador da ‘Varejo Ativo’, dono da rede de lojas ‘Cabocla’ e estudioso de técnicas e práticas comportamentais para melhores resultados em liderança varejista e vendas.
O evento também apresentou as tendências de venda pela Internet, em especial pelas plataformas de venda, e a importância de as empresas estarem tanto no ambiente físico como no digital, com a palestra ‘Vendendo no Mercado Livre: a importância dos marketplaces nas vendas online’, por Rodrigo Garcia, embaixador Mercado Livre.
Com foco no planejamento estratégico voltado para resultados no varejo e serviços, o público prestigiou a palestra ‘A Bússola para o Lucro! Como criar estratégias ágeis com foco em resultados no varejo’, por Victor Mota, analista de Varejo do Sebrae Minas.
O Varejo+Experience Itajubá integrou a programação comemorativa aos 204 anos de fundação de Itajubá. Contou com o importante apoio da Prefeitura Municipal, Jybá Cervejaria, Rádio Max FM, Ceam Brasil, Sicred, Fitassul, Curso G9, Grechi Corretora de Seguros e Supermercados Alvorada.
Corpo diretor da CDL Itajubá prestigia o Varejo+Experience
Fonte: CDL Itajubá