De acordo com notícia divulgada esta semana pela FCDL-MG, o indicador de reincidência na inadimplência atingiu 83,95% das negatividades registradas em agosto de 2025 — ou seja, a grande maioria dos consumidores com o nome sujo já figurava nos cadastros de devedores nos últimos 12 meses.
Entre esses casos reincidentes, 62,63% ainda mantinham dívidas antigas sem quitação; 21,32% haviam saído dos registros de inadimplentes, mas retornaram; e apenas 16,05% eram pessoas que não haviam sido negativadas no último ano. Também chama atenção o fato de que, em média, 75,6 dias se passaram entre o vencimento de uma dívida e de outra para esses consumidores.
Paralelamente, o Indicador de Recuperação de Crédito de Pessoas Físicas registrou queda de 12,59% nos últimos 12 meses até agosto de 2025. Os dados mostram que a recuperação do nome pelos consumidores desacelerou, especialmente para aqueles com dívidas de maior prazo.
A CDL Itajubá reforça que esse cenário exige atenção redobrada. É urgente ampliar iniciativas de educação financeira, fortalecer práticas de negociação e oferecer suporte aos lojistas para que possam adotar políticas de crédito mais seguras, mitigando riscos para o comércio local.
Leia a matéria completa no site da FCDL-MG
Para conferir todos os detalhes e acompanhar outras notícias de interesse do comércio mineiro, acesse: www.fcdlmg.org.br.
Fonte: FCDL-MG / CDL Itajubá.