O Natal é a principal data de vendas para o varejo no Brasil. Movimenta milhões em presentes de amigo oculto, para amigos, para familiares e no trabalho. É também, um momento de reunião e de encontros.
DICAS PARA VENDER NO NATAL
Vitrine
O Natal é emoção, luzes e companhia. O apelo emocional é criado por esses sentidos sensoriais que levam os consumidores a se encantarem pelas marcas e produtos e, no fim, efetivarem a compra. Ou seja, investir em uma boa ambientação e decoração para os clientes é sempre uma necessidade. Busque inspirações, entenda o seu público alvo. Lembre-se que uma experiência favorável durante todo o processo de compra também é indispensável para conquistar o cliente.
Comportamento do consumidor
Independente da ação que deseja realizar, coloque no planejamento a forma como conhece o seu público alvo. Necessidades, o que desejam, como entendem a marca e o que pensam sobre assuntos diversos. Essas informações complementam o estudo do comportamento do consumidor. Além disso, busque entender os principais gostos, o que preferem adquirir, formas de pagamento e a modalidade de compra (online/física).
Referências no mercado
Uma boa maneira de se inspirar é procurar por negócios semelhantes ao seu no mercado. Grandes marcas são fontes de referência. Entenda como elas se comportam nessas datas comemorativas e comerciais. Confira as redes sociais, sites, decorações em lojas físicas e o que entregam de valor para o público e clientes.
Inovação
O Natal também pode ser uma data para explorar e inovar no digital. Nesse sentido, as estratégias podem contar com a utilização de sites e redes sociais, construindo uma experiência entre canais para a consolidação da marca. Já parou para pensar que é fundamental contar histórias, benefícios e conquistar a atenção de novos clientes e não somente focar em vender um produto?
Cashback
Um dos queridinhos recentes dos brasileiros, o Cashback é um programa de recompensa que devolve o dinheiro em compras futuras. Incentiva possíveis clientes a conhecerem sua loja e fidelizar aqueles que já são clientes. Uma pesquisa realizada pela MindMiners destaca que 60% dos consumidores se entusiasmam quando recebem cupons ou benefícios para comprar em uma loja. A estratégia vem se consolidando.
Fonte: FCDL MG