– Eleições 2024
A quarta e última ‘Rodada de Entrevistas’ com os candidatos à Prefeitura Municipal, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá na noite desta terça-feira (24/09), contou com a participação dos candidatos Markinhu Meireles (PL) e seu vice, Dr. Jorge (PL). As datas das Rodadas foram sorteadas previamente.
A ação da entidade visa fomentar o diálogo propositivo com os candidatos, possibilitando que a população, associados e empresários do comércio e serviços conheçam as propostas e os planos de governo de cada candidato. Ao todo, serão quatro ‘Rodadas de Entrevistas’.
A RODADA DE ENTREVISTA
O presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, abriu a quarta Rodada de Entrevistas, lembrando que a entidade tem importante papel na representação do comércio e serviços, em níveis nacional, estadual e local, bem como em apoiar e estimular o desenvolvimento socioeconômico do município. Reforçou que o objetivo da CDL em promover as ‘Rodadas de Entrevista’ é dar conhecimento, aos associados, empresários e população, as ideias e propostas dos candidatos à Prefeitura de Itajubá.
O conselheiro da CDL Itajubá, Hilson Haliz Dias Perlingeiro, conduziu a Rodada de Entrevista com Markinhu Meireles e Dr. Jorge. Ao iniciar, os candidatos utilizaram o tempo de cinco (5) minutos, compartilhados, para se apresentarem, quando falaram sobre suas origens, famílias, formações educacionais, trajetórias profissionais e atuações sociais, públicas e políticas no município. Também agradeceram à CDL Itajubá pela oportunidade de falarem das propostas e projetos de campanha.
PERGUNTAS E RESPOSTAS – MARKINHU MEIRELES E DR. JORGE
A CDL Itajubá apresenta as perguntas feitas ao candidato Markinhu Meireles e suas respostas. As perguntas foram elaboradas pela entidade, considerando áreas sensíveis para o desenvolvimento de Itajubá, para o bem-estar social e importantes temas para apoiar e alavancar o setor empresarial local, em especial o comércio e serviços.
PERGUNTAS FIXAS
(idênticas para todos os candidatos e encaminhadas previamente):
- PARCERIA NA REALIZAÇÃO DO NATAL
Como planeja incentivar e apoiar a realização de eventos natalinos, e qual será o papel da Prefeitura nessas parcerias?
RESPOSTA Markinhu Meireles: Eu vejo que a importância do relacionamento estreito, independente do período do ano, mas a questão do Natal, em Itajubá, eu vejo que nós precisamos estreitar ainda mais o relacionamento. Nós precisamos fomentar, de todas as maneiras possíveis e inclusive, todo o apoio necessário ao comércio de Itajubá. É inadmissível a gente não ter este estreitamento e a gente não dar o suporte necessário. Não só na questão da Parada Natalina, mas também descentralizar todo o apoio para que nós possamos deixar o ambiente natalino em toda a cidade de Itajubá. Eu vejo que hoje, muitos comerciantes estão passando por sérias dificuldades, realmente por falta deste relacionamento estreito. Eu vejo que nessa gestão, agora, vocês conseguiram ter um apoio mais expressivo, mas eu quero fazer muito mais. Nós vamos fazer muito mais. Toda estrutura necessária que o Poder Público puder apresentar para vocês será feita. Por quê? Se nós tivermos um comércio forte, vocês vão trazer um recurso muito maior do que aquilo que foi investido. Vocês vão gerar oportunidade, vão gerar renda, vão gerar emprego na cidade. E, interessante, muitos dos empregos que são ofertados naquele período natalino, muitas dessas pessoas continuam no comércio. Então, eu entendo e eu vou ser, juntamente com o Dr. Jorge, o prefeito parceiro do comércio de Itajubá. Vocês vão ter orgulho de poder ter um prefeito que vai estar atento a essas questões. Como eu disse, não apenas em período natalino, mas todos os eventos temáticos durante o ano, nós vamos ser parceiro de você. Nós vamos estar atentos às necessidades do comércio, nós vamos poder contribuir em todo sentido na estrutura, na comunicação, na questão até mesmo do investimento para que possamos de fato ter um comércio forte e um comércio robusto. Nós não podemos permitir que pessoas saiam de Itajubá para ir a outras cidades ver as atrações que outras cidades têm. Não, nós vamos ter isso em Itajubá. Esse é o nosso compromisso com a cidade, esse é o nosso compromisso com o comércio local da nossa cidade, porque, se a gente tem um comércio forte, quem ganha é a população. Esse é o meu compromisso. Eu tenho certeza que eu tenho todas as condições possíveis para fazer com que vocês sintam realmente abraçados, sintam realmente protegidos pelo poder público, porque nós queremos, de fato, é ser parceiro de vocês, fazer o que outras cidades também desenvolvem, por exemplo, como na cidade de Monte Sião, a cidade de Pouso Alegre tem feito isso e nós vamos aqui fazer também.
- ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO PARA A CIDADE
Quais estratégias pretende adotar para atrair novos investimentos para Itajubá, especialmente em setores estratégicos como tecnologia, indústria e turismo?
RESPOSTA Markinhu Meireles: Obrigado pela oportunidade de falar sobre este tema muito importante. Eu tenho que falar que, como vereador, eu consegui estreitar o meu relacionamento com os empresários da cidade, com as instituições aqui da nossa cidade e muitos empresários puderam entender que realmente eu estou aqui para servir e não ser servido. Por que eu falo isso? Qual que é o papel do gestor público? Independente se está no Poder Legislativo, se está no Poder Executivo, ele tem que sair da zona de conforto e ir buscar atrações. Eu consegui estreitar o relacionamento Itajubá com o BDMG, consegui estreitar o relacionamento Itajubá com o Investe Minas, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. Eu criei aqui em Itajubá a lei Avança Itajubá, que teve com certeza um apoio muito forte para os empresários, trazendo todo o suporte do governo para os empresários. Os empresários hoje, o que eles querem, gente? Eles querem desburocratização do sistema. O empresário não quer dinheiro parado, ele quer acelerar. E nós vamos dar esse apoio e essa celeridade dentro do poder público aqui em Itajubá. Quanto à questão da inovação em tecnologia, eu tive a oportunidade de apoiar, de maneira muito forte, as empresas aqui da cidade que estavam aguardando, há anos, a doação de terrenos. Então, eu participei de fato dentro deste movimento que teve aqui em Itajubá. Hoje, inclusive, tem sete empresas que já estão em negociação com o BDMG, para atrair uma linha de crédito, para a construção de suas empresas no Parque Científico Tecnológico de Itajubá, que vai ser um divisor de águas da nossa cidade. O outro ponto que eu vi, entendi a necessidade, foi de buscar um apoio realmente para Itajubá, quanto à obra do laboratório de alta tensão, que eu entendi que aquilo estava parado. Consegui uma reunião juntamente com o pessoal da FIEMG e hoje Itajubá foi contemplado com o City Park, que é o complexo de inovação e tecnologia. O que nós precisamos atrair nesses empresários? É dar oportunidade, mostrar para eles que Itajubá é uma cidade próspera, é uma cidade que eles vão ter todo o apoio necessário. Nós precisamos dar a ferramenta de maneira rápida para que eles possam investir de maneira muito objetiva na cidade de Itajubá. Por quê? Eles estão hoje, gente, é uma guerra muito grande, tem outras cidades que estão de portas abertas para receber esses empresários. Então, nós vamos realmente mostrar para eles que Itajubá é uma cidade que vai estar com as portas escancaradas para que eles possam vir e investir aqui em nossa cidade, criando doações de terreno, isenções de impostos, oportunidades para que eles venham se instalar aqui na cidade e tenham sucesso ao longo de suas carreiras aqui em Itajubá. Então, eu vejo a importância de termos esse relacionamento mais estreito com os empresários.
- EDUCAÇÃO TÉCNICA/PROFISSIONAL – MÃO DE OBRA QUALIFICADA
Como pretende ampliar e melhorar a oferta de educação técnica e profissional em Itajubá, para formar mão de obra qualificada e atender às demandas do mercado local, principalmente comércio e serviço?
RESPOSTA Markinhu Meireles: Excelente pergunta. Primeiramente, Itajubá é uma cidade privilegiada, que nós temos empresas aqui hoje, instituições que estão realmente preparadas para esse desafio. O que eu vejo, o que eu entendo. Nós precisamos buscar essas instituições como, por exemplo, SENAC, SENAI, Fundação Bradesco, o CEP, o próprio CVT do município, estreitar o relacionamento, trazer a CDL, trazer os comerciantes Itajubá, entender de fato qual a necessidade para que nós possamos produzir e capacitar os nossos jovens e capacitar as pessoas de bem que querem trabalhar na cidade. A gente sabe que hoje é um desafio muito grande para muitas cidades, que não contam com essas oportunidades que nós temos aqui na cidade, Mas o que eu entendo é que a gente trazendo, estreitando o relacionamento, entendendo de fato qual é a necessidade hoje do comércio, nós vamos produzir, nós vamos dar capacitações, formações, nós vamos trazer o comércio para próximo do município, para próximo do poder executivo. Fazer um workshop aqui em Itajubá, fazer um fórum de treinamentos, mostrar para as pessoas as oportunidades que nós temos. Eu sinto que existe uma falha muito grande, devido a este momento que nós estamos vivendo, é de comunicação. Então, hoje, as pessoas precisam entender as oportunidades que Itajubá tem hoje. Então, precisa dar, realmente, prioridade neste tema. E vai ser um ponto que nós vamos dar todo o incentivo para que as pessoas tenham oportunidade. Cursos, nós temos. Então, o que eu entendo, o que realmente, de fato, nós vamos conseguir chamar a atenção dessas pessoas e fazer com que elas venham para ter essas oportunidades com esses cursos técnicos. Nós precisamos entender que nós temos o Itajubá, o SENAC, que é uma instituição tão importante no cenário nacional e que, por vezes, falta esse relacionamento, esse estreitamento. Nós temos aí empresas, em Itajubá, de tecnologia, temos o comércio que por muitas vezes tem cobrado essa questão de treinamento e de capacitação, e nós vamos fazer, realmente, uma integração, poder público, CDL, outras instituições, para que possamos dar oportunidade de capacitação e formação às pessoas que querem, realmente, trabalhar aqui nas cidades de Itajubá.
- REFORMA DA RUA NOVA E MAJOR BELO
Quais as propostas para a revitalização do centro comercial, como, por exemplo, Rua Nova e Major Belo, e como pretende minimizar os impactos para comerciantes e moradores durante as obras?
RESPOSTA Markinhu Meireles: Eu sinto muita tranquilidade em responder esta pergunta, porque o meu vice-prefeito, Dr. Jorge, na época em que ele foi prefeito, ele desenvolveu um plano de revitalização do centro da cidade de Itajubá. Inclusive, o prefeito que entrou após ele, conseguiu, com a ideia, com a idealização do Dr. Jorge, ele fez a revitalização da praça. Mas a ideia do Dr. Jorge, a minha ideia, o que é? É fazer toda a revitalização, desde lá na Rua Maria Carneiro, passando ali pela Praça do Soldado, colocando a Rua Nova e colocando também a Major Belo, para serem aí as vias, de fato, revitalizadas. O que eu entendo, nós temos que fazer estas obras em períodos que não venham atrapalhar o comércio local. Então, evitar que essas obras sejam feitas em períodos onde o comércio tem um ganho maior. E fazer por etapa. Não é chegar ali na Rua Nova, abrir ela de fora a fora e ir fazendo devagarzinho. Não, vamos fazer por etapa~. Vamos fazer uma ação de cada vez. Porquê? O impacto, você abrindo toda a Rua Nova, abrindo todas as vias, vai impactar. A gente sabe que isso vai causar um transtorno muito grande ao comércio de Itajubá. Mas eu vejo que nós, preparando essas etapas, essas obras, em conjunto com o comércio, nós vamos ter um resultado muito positivo. E antes mesmo, antes de tomar qualquer decisão, a nossa ideia era o quê? Trazer o comércio para uma reunião. Vocês, comerciantes, empresários de Itajubá darem as suas opiniões. Vocês devem e merecem fazer parte disso, porque vocês que estão ali no dia a dia, vocês que estão acompanhando os nossos clientes, acompanhando o nosso comércio local. Então, nada melhor que fazermos isso em conjunto, vocês darem as opiniões, onde que tem que ter carga e descarga, onde que tem que ter embarque e desembarque. Porque eu vejo que nós podemos fazer um calçadão na Rua Nova para atrair, para realmente chamar a atenção e as pessoas ao invés de saírem daqui, as pessoas de fora virem para Itajubá, fazer com que o nosso comércio seja impactado com uma obra dessa. É o que eu sempre tenho comentado, a prefeitura não tem que gastar dinheiro, a prefeitura tem que investir recurso porque o recurso ele volta. Então, quanto a essa questão da revitalização do centro tem o nosso compromisso, o meu e do Dr. Jorge, de fazermos em conjunto essas ações para Itajubá.
PERGUNTAS SORTEADAS
(sorteio no momento da entrevista, dentre 13 elaboradas pela CDL Itajubá):
- TRÁFICO DE DROGAS E SEGURANÇA PÚBLICA:
Como você pretende combater o tráfico de drogas em Itajubá e quais medidas de segurança pública pretende adotar para garantir melhores índices de criminalidade?
RESPOSTA Markinhu Meireles: Como vereador, eu estou fazendo um dos maiores investimentos da história de Itajubá, que o vereador já fez para a questão da segurança pública. O primeiro ponto que nós vamos fazer em Itajubá, e eu tenho certeza que vai ser algo assim que vai impactar de maneira muito positiva, é a criação do CSI, que é o Centro de Segurança Integrada, que vai ser um local onde vão estar, reunidos, representantes de todas as forças de segurança pública: Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros. Nós vamos colocar, também ali, agentes da assistência social, agentes também da defesa civil. E nós vamos monitorar Itajubá 24 horas por dia. Esse monitoramento, ele será feito de maneira integrada das seguranças públicas. Nós vamos ter um investimento de câmeras inteligentes em toda a nossa cidade de Itajubá. Eu digo área urbana e área rural. Este é o nosso compromisso para que Itajubá seja uma cidade mais segura. O outro ponto que nós vamos fazer é também trazer uma capacitação à Guarda Municipal, um investimento para os nossos guardas e elevar, em pelo menos, 50% a quantidade do efetivo, hoje, que nós temos aqui na cidade de Itajubá com a Guarda Municipal. Eu vejo que o trabalho que a segurança pública desenvolve em Itajubá, é um trabalho que tem gerado grandes resultados para a nossa cidade. Mas, a questão hoje, da criminalidade e a questão das drogas, é um trabalho não só de segurança pública, mas também de assistência social. Por isso, eu vejo a importância desse trabalho ser em conjunto, ser integrado. A assistência social, a segurança pública, e eles trabalharem em conjunto. Eu tenho acompanhado, como vereador, algumas ações aqui em Itajubá que nós conseguimos fazer, por exemplo, este ano, em abril, nós fizemos um trabalho em conjunto aqui na cidade que resultou em 74% a menos de furtos em Itajubá no mês de maio deste ano. Só que acontece, a gente sabe que o trabalho do vereador tem um braço curto, estreito, e a gente não consegue dar continuidade. Eu, como prefeito, vocês podem ter certeza que o meu compromisso vai ser realmente me debruçar e combater a criminalidade aqui na cidade, buscando meios alternativos, juntamente com as forças de segurança pública, para a gente inibir o tráfico de drogas, para a gente inibir essa questão de moradores que estão hoje aqui na cidade e que precisam ter um olhar, não só de segurança pública, mas, também, dar a eles dignidade para que eles possam, aqueles que estão e são de fora, possam retornar para suas casas.
- COLETA SELETIVA:
Quais são as suas propostas para ampliar e melhorar o sistema de coleta seletiva em Itajubá, e como pretende engajar a população nesse processo?
RESPOSTA Markinhu Meireles: Importante pergunta que tem impactado diariamente na vida da nossa população. Primeiramente, um trabalho para que nós possamos, de fato, amenizar essas questões que nós estamos hoje vendo em Itajubá é buscar, primeiramente, a conscientização da população. É um trabalho que deverá ser feito de maneira muito forte, usando a comunicação da prefeitura para conscientizar a população. Outra questão, Itajubá já chegaram, se não me engano, dois caminhões para fazer esse trabalho da coleta seletiva. Nós vamos trabalhar, também, com os catadores de reciclagem do município de Itajubá. Dar formação, dar capacitação, para que eles possam, de fato, entenderem a importância deles dentro do nosso ecossistema. Eu vejo que eles são profissionais de extrema importância em Itajubá, mas, infelizmente, não tem aquela devida atenção necessária. Nós vamos trabalhar com eles de maneira mais efetiva, Nós vamos fazer com que eles possam, realmente fazer esse trabalho que tem impactado positivamente alguns pontos da cidade. Outra questão que eu vejo, nós estamos vivendo numa era onde a população tem gasto muito mais, tem produzido muito mais lixos, tem comprado muito mais nessas questões do dia a dia, suas casas. E muitas das vezes a gente chega ali, você vê que os caminhões passam uma vez por dia. Têm locais que passam a cada dois dias e isso gera um transtorno muito grande. Então, a coleta seletiva, ela sendo bem aplicada, bem desenvolvida, em parceria com a sociedade, na questão da conscientização, eu tenho certeza que nós vamos avançar muito aqui na cidade do Itajubá. Não tem segredo. É realmente trabalhar questões que venham na questão da educação, da conscientização, e fazer com que o que nós temos hoje, que são os nossos veículos, fazer que eles, de fato, venham a ter mais resolutividade. Então, esse é o trabalho que nós queremos desenvolver na questão da coletiva seletiva. Primeiramente, conscientizar as nossas crianças, atrair o olhar das crianças, porque eles são multiplicadores de informações, eles que realmente cobram para os pais. E eu vejo que é um trabalho de conscientização. Se a gente conseguir impactar, por meio de comunicação, por meio de trabalho efetivo, nós vamos ter aí um avanço muito grande quanto a questão da coleta seletiva e diminuir o impacto que nós pagamos hoje, mensalmente, deixando resíduos no aterro sanitário.
- RODOVIA PIRANGUÇU – CAMPOS DO JORDÃO:
A rodovia que liga Piranguçu a Campos do Jordão é estratégica para o desenvolvimento turístico e econômico de Itajubá, quais ações você pretende executar para viabilizar a pavimentação deste trecho?
RESPOSTA Markinhu Meireles: Uma pergunta importante que realmente merece toda atenção é um olhar especial do gestor público. A rodovia que liga Itajubá a Campos do Jordão é um sonho antigo, que vem aí há muitos anos sendo falada, sendo promessa de políticos e nada é feito. O que eu entendo, hoje, o poder que nós temos de apoio político é algo histórico na cidade de Itajubá. Nunca um prefeito, na época, na história de Itajubá, teve tanto apoio político como nós estamos tendo. Esse projeto, o que nós vamos precisar? Diálogo. Diálogo de governo do estado de Minas Gerais, governo do estado de São Paulo. Eu acredito que falta um apoio político, e nós temos esse apoio político. Como eu disse, eu tenho apoio, hoje, da bancada da direita de Minas Gerais. Nenhum outro candidato tem esse apoio que nós temos. Nós vamos aí, com certeza, chamar a atenção do governo de Minas. Eu, inclusive, já participei de reuniões lá na cidade de Piranguçu, para discutir esse tema tão importante. Essa rodovia sendo asfaltada, ela vai impactar de maneira surpreendente a nossa economia, a questão do turismo, que nós vamos poder explorar muito mais. Vai facilitar o translado de São Paulo e Minas, e isso é algo que nós temos que ter compromisso com a cidade do Itajubá, porque realmente nós vamos ser muito impactados. A gente fala de Piranguçu, mas Piranguçu, essa via, é que vai ser o elo de ligação de Campos do Jordão à cidade do Itajubá. Isso vai facilitar com que comerciantes, empresários, possam transportar os seus produtos com mais segurança e nós vamos atrair, como nunca na história de Itajubá, o poder turístico para a nossa cidade. Tanto na questão econômica, o turismo comercial, o turismo econômico, o turismo religioso, o turismo de aventura que nós vamos explorar muito aqui na cidade. E essa via, essa rodovia, tem que ser de fato um trabalho feito a quatro mãos. É buscar os apoios que nós temos aqui em Minas Gerais, buscar um relacionamento com o governo de São Paulo, no qual eu já tenho buscado, algumas conversas, inclusive com o Leandro, que é vereador de Campos do Jordão, a gente tem buscado esse diálogo.
Encerrando a entrevista, os candidatos tiveram 15 minutos, compartilhados, para falar sobre o plano de governo e metas para o exercício dos cargos. O candidato a prefeito, Markinhu Meireles, em seu tempo livre, falou da experiência política junto à Câmara Municipal e sobre o atual cenário da cidade. Destacou o combate à corrupção, com a implantação de pacote anticorrupção e processos acompanhados das licitações. Comentou sobre investimentos e aplicação de tecnologias nos Postos de Saúde, bem como a capacitação dos profissionais e reabertura do Pronto Atendimento da Santa Casa. Outra pasta de destaque, apresentada pelo candidato, é o desenvolvimento econômico de Itajubá. Também falou sobre a importância de concretizar o aeroporto. O candidato a vice, Dr. Jorge, complementou as ideias quanto ao projeto de governo.
A CDL Itajubá agradece a todos os candidatos pela participação nas ‘Rodadas de Entrevistas’.
Agradece ao Curso G9, empreendimento educacional associado e parceiro da entidade, pela cessão do espaço, o apoio incondicional de sua equipe, e ao professor Hilson Haliz por conduzir as entrevistas.
Agradece aos associados, diretores e conselheiros da entidade por prestigiarem as ‘Rodadas de Entrevistas’.
Agradece ao público presente e aos internautas que acompanharam as entrevistas.
Agradece à Vanessa Cortez, gerente interina da CDL Itajubá, e equipe de trabalho da entidade por todo o apoio para que as ‘Rodadas de Entrevistas’ cumprissem seus objetivos, repetindo o sucesso das edições anteriores.
A íntegra das ‘RODADAS DE ENTREVISTAS’ com os quatro candidatos à Prefeitura de Itajubá, você pode conferir em NOTÍCIAS, no nosso site, CLIQUE AQUI!
Fonte: CDL Itajubá