A reunião de negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, realizada no dia 12 de fevereiro, contou com a participação do comandante do 56º Batalhão da Polícia Militar de Itajubá (56º BPM), tenente-coronel Fábio Assis Chiaradia Araújo Silva, do chefe da Seção Administrativa, capitão Pedro Paulo Carvalho Franco, e do sargento Ângelo. Durante o encontro, foram discutidos temas de grande impacto para a segurança pública do município, com destaque para o contexto da população em situação de rua e o combate ao tráfico de drogas.
Alexandre Costa Lopes, presidente da CDL Itajubá, abriu a reunião dando boas-vindas aos convidados, reforçando o compromisso da entidade com a defesa e representatividade do comércio e serviços, e também com o bem-estar da comunidade.
“A CDL Itajubá busca atuar de forma ampla, abordando temas que impactam diretamente o comércio, os serviços e, principalmente, o desenvolvimento da cidade. Para nós, é uma satisfação acolher a Polícia Militar, dar as boas-vindas e apresentar o comandante e o capitão para nossos associados e população”, destacou Lopes.
O comandante Fábio Assis possui 25 anos de experiência na Polícia Militar e há três meses está à frente do 56º BPM Itajubá. Durante sua apresentação, enfatizou o envolvimento da comunidade itajubense nos debates sobre o desenvolvimento do município, ressaltando como essa participação ativa fortalece e legitima o trabalho da Polícia Militar na busca por excelência na segurança pública.
FURTOS, ROUBOS E SEGURANÇA PÚBLICA
O comandante do 56º BPM, tenente-coronel Fábio Assis, destacou que Itajubá apresenta baixos índices de criminalidade, com uma tendência de queda que acompanha as metas estabelecidas pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). De 2024 para este ano, houve uma redução no número de furtos e roubos, incluindo ocorrências no comércio e no setor de serviços. Para o comandante, uma de suas preocupações e objeto de mensuração, mesmo que subjetiva, é a percepção de segurança da população – o sentir-se seguro.
“Nosso desafio é manter baixos os índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança”, afirma o comandante Fábio Assis.
POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
Sobre a questão da população em situação de rua, o comandante Fábio Assis reconheceu que se trata de um problema social complexo, que vai além da atuação da Polícia Militar.
“Para que possamos atuar de forma mais eficiente nessa questão, que não é estritamente de segurança pública, é essencial a convergência de esforços entre os órgãos públicos e instituições de apoio. Este ano, por exemplo, já registramos um homicídio envolvendo pessoas em situação de rua vindas de outras localidades”, frisou Assis.
Em busca de soluções, ele mencionou que já foram realizadas reuniões sobre o tema e que campanhas devem ser promovidas para abordar o problema da melhor forma possível, sempre buscando o envolvimento da Prefeitura, Assistência Social, Secretaria de Obras, Guarda Municipal e de entidades da sociedade civil organizada para construir estratégias mais eficazes.
COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS
O 56º BPM atua em diversas frentes, entre elas no combate ao tráfico de drogas. Apesar do policiamento preventivo em áreas estratégicas da cidade, o comandante Assis aponta que o tráfico de drogas é um dos principais desafios de Itajubá, registrando ocorrências diariamente.
“Os traficantes utilizam menores para comercializar drogas, e, devido à atual situação do sistema penitenciário não há vagas para eles, que retornam às ruas. Além disso, mesmo após serem apreendidos pela PM, a legislação brasileira permite que sejam liberados. Essa realidade favorece a reincidência e torna o combate ao tráfico ainda mais desafiador”, explicou o comandante.
VIDEOMONITORAMENTO: TECNOLOGIA A SERVIÇO DA SEGURANÇA
O comandante Assis destacou o sistema de videomonitoramento como um importante diferencial para a segurança de Itajubá, especialmente na identificação de veículos que entram e saem da cidade. Esse recurso tem sido fundamental para a elucidação de crimes, como assaltos.
Segundo o comandante, há planos para ampliar o sistema, incluindo a tecnologia de reconhecimento facial, que permitirá a identificação de pessoas, tornando o monitoramento ainda mais eficiente no combate à criminalidade.
REESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA DO 56º BPM
Recém-designado para Itajubá, o capitão Pedro Paulo Carvalho Franco assumiu a chefia da Seção Administrativa da Polícia Militar local com a missão de aprimorar a estrutura de Recursos Humanos e Logística do 56º BPM.
Segundo ele, a principal demanda administrativa está na melhoria das condições de trabalho da tropa, garantindo que os policiais estejam bem equipados, psicologicamente preparados e motivados para enfrentar longas jornadas de serviço.
“Precisamos assegurar que nossos policiais tenham os recursos necessários para desempenhar suas funções com eficiência. Isso inclui desde boas viaturas até um suporte adequado para os plantões de 12 horas. Nossa missão, hoje, é buscar parcerias e desenvolver projetos que proporcionem melhores condições de trabalho para a corporação”, destacou o capitão Carvalho.
Ao término da reunião, empresários, conselheiros e diretores da CDL Itajubá agradeceram a presença dos convidados e reconheceram o comprometimento do 56º Batalhão da Polícia Militar de Itajubá. Parabenizaram a corporação pelo excelente trabalho realizado na segurança pública, não apenas no município, mas também nas outras 14 cidades da microrregião do Sul de Minas, reforçando a importância da parceria entre a sociedade civil e as forças de segurança.
Fonte: CDL Itajubá