De acordo com notícia divulgada esta semana pela FCDL-MG, a inadimplência entre micro e pequenas empresas em Minas registrou em agosto uma das menores taxas desde o início da série histórica, em agosto de 2022. A 11ª edição da pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, apontou que 21% desses empreendimentos possuem dívidas ou empréstimos em atraso.
O levantamento também mostra que o peso das dívidas em relação aos custos mensais das empresas caiu: 46% dos respondentes afirmaram que suas obrigações financeiras correspondem a menos de 30% dos custos operacionais — uma melhoria de dois pontos percentuais em comparação ao levantamento anterior e de cinco pontos em relação ao início da série.
Entre os empresários consultados, 25% relataram ter buscado empréstimo bancário nos últimos três meses — índice idêntico ao observado na pesquisa de maio. Desses, 44% conseguiram obter crédito e 11% aguardavam resposta, ante 45% e 9% no período anterior.
A CDL Itajubá enxerga esses dados como indicativo de recuperação e reforça a importância de políticas de crédito responsáveis, orientação financeira e apoio aos associados. Estamos atentos para fomentar práticas que mantenham o equilíbrio financeiro dos negócios locais.
Leia a matéria completa no site da FCDL-MG
Para conferir todos os detalhes da pesquisa e acessar outras notícias importantes para o comércio, visite: www.fcdlmg.org.br.
Fonte: FCDL-MG / CDL Itajubá.