De acordo com notícia divulgada esta semana pela FCDL-MG, na 28ª Convenção Estadual Varejo 360º, realizado em Poços de Caldas, especialistas enfatizaram que a tecnologia está cada vez mais decisiva para o sucesso dos lojistas. Ferramentas e soluções digitais que trazem retorno rápido e impacto direto foram destaques do painel “Descomplicando a tecnologia no varejo: ferramentas reais, resultados rápidos”.
Entre os participantes estavam Bruno Vasconcelos (Seu Cliente Oculto), Leandro Rennó (Meta / WhatsApp Business) e Thiago Silva (Tuto Digital). Eles discutiram como elementos como gamificação, inteligência artificial, atendimento via WhatsApp e uso de ferramentas de análise de cliente podem trazer ganhos para produtividade, vendas e experiência do consumidor.
O painel também ressaltou que o varejo moderno exige não apenas tecnologia, mas mudança cultural. Ter colaboradores treinados para usar essas ferramentas, entender o perfil do cliente, adotar a personalização no atendimento e equilibrar presença física e digital são apontados como diferenciais competitivos para os próximos anos.
A CDL Itajubá vê esse cenário com otimismo e reconhece que investir em tecnologia e inovação não é mais opcional — é uma exigência para quem quer se manter relevante no mercado. Ressaltamos a importância para os associados de ficarem atentos às tendências, capacitarem suas equipes e explorarem soluções digitais que tragam resultados visíveis e mensuráveis.
Leia a matéria completa no site da FCDL-MG
Para conferir todos os detalhes do painel e outras previsões para o varejo mineiro, acesse: www.fcdlmg.org.br.
Fonte: FCDL-MG / CDL Itajubá.