O ‘Café com Empreendedoras’ – Edição 2025, realizado no dia 27 de maio pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, reuniu empresárias e empreendedoras em um ambiente propício ao debate, conhecimento, conexão de pessoas, networking, troca de experiências e capacitação empresarial.
O evento, dedicado ao desenvolvimento empresarial de mulheres, abordou o tema Como converter visitantes em clientes, apresentado pelo consultor Júlio Azevedo, com a mediação de Larissa Gignon, empresária e diretora de Comunicação da CDL Itajubá.
“Trouxemos um tema importante sobre como abordar a pessoa que chega em uma loja física, que está visitando e dando a famosa ‘olhadinha’, e transformá-la em cliente — alguém que compra, é fidelizado e retorna para uma nova compra. Nosso papo é sobre vendas assertivas e consultivas, que visam realmente solucionar o problema do cliente”, explica Larissa.
Entre as técnicas apresentadas, destacou-se o SPIN Selling. Segundo Larissa, essa metodologia auxilia na construção de perguntas estratégicas para compreender a dor e o desejo do cliente, desenhando um cenário em que o próprio cliente concluirá que a solução oferecida pelo(a) vendedor(a) é a melhor para ele. “O foco é centrado mais no resultado que o cliente busca do que em detalhes técnicos do produto”, aponta a diretora da CDL Itajubá.
Durante o evento, o palestrante Júlio Azevedo falou sobre as bases que sustentam um negócio, o que os consumidores buscam, suas principais reclamações e os quatro novos pilares do marketing: consumidor, custo, conveniência e comunicação.
“As empresas estão procurando processos mais humanizados para se aproximarem dos consumidores. Esse fato nos leva a várias oportunidades, principalmente porque 77% dos consumidores, mesmo comprando on-line, ainda fazem compras presenciais. A visita física ao estabelecimento é um desejo do consumidor, pois somos seres sociais. Eles consultam produtos no on-line, mas querem ter o contato presencial, sendo um diferencial ter um vendedor disponível para oferecer informações claras”, aponta o palestrante.
Para Janaina Moreira, proprietária da Integra – Terapias Integrativas, a iniciativa da CDL Itajubá em realizar o evento, fortalece o empreendedorismo feminino. “’Fisgar’ o cliente é algo desafiador. Independente do ramo de atuação da empresa, é fundamental conhecer e entender o cliente para fidelizá-lo. Sempre que surge algum tema novo, busco aprender novas técnicas, pois o processo de aprendizagem é contínuo”, afirma a empresária.
NÃO PERCA O PRÓXIMO CAFÉ COM EMPREENDEDORAS – CDL ITAJUBÁ
Data: 24 de abril de 2025
Horário: 18:30
Local: CDL Itajubá (Av. Cel Carneiro Júnior, 301, 1º andar – Rua Nova)
Fonte: CDL Itajubá