CDL Itajubá prepara a cidade para incrementar vendas de Natal

Para deixar a cidade mais bonita e agradável para o Natal, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá enfeitou ruas e praças do Centro Comercial, preparando a cidade para a data mais esperada do ano pelo comércio. Mesmo 2020 sendo atípico, devido à pandemia do novo coronavírus, estima-se que a data sazonal será a de maior venda no ano.

“Apesar de estar sendo um ano difícil, principalmente com a crise trazida pela pandemia do novo coronavírus, penso que a temporada natalina do comércio não será tão ruim. O Auxílio Emergencial do governo ajudou a fazer com que o País não parasse, trazendo giro de capital para os setores de varejo e serviços. O 13º salário e a liberação de parcela da aposentadoria também poderão movimentar as vendas de final de ano. Temos que manter o ânimo e trabalhar com criatividade para igualar, ou superar, às vendas dos anos anteriores. Acredito que o Natal será bom para todos os comerciantes”, declarou o presidente da CDL Itajubá, Habib El Mouallem.

Espaços públicos ganharam luzes e enfeites em pontos estratégicos. Árvores de Natal, carro do Papai Noel, renas, presentes gigantes, são alguns dos enfeites produzidos pelo projeto ‘Fábrica do Papai Noel – Reciclando Ideias, renovando vidas’, idealizado pela CDL Itajubá e realizado pela entidade em parceria com a 17ª Região Integrada de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, administradora do presídio de Itajubá.

O projeto Fábrica do Papai Noel integra as ações do “Natal Iluminado”, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajubá; Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá; Sindicato do Comércio Varejista de Itajubá; Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes; e Prefeitura Municipal.

Mesmo preparando a cidade para as vendas físicas, comerciantes e prestadores de serviços devem ficar atentos para a divulgação e o comércio digitais. Redes sociais, WhatsApp, loja online, são alternativas de compras adotadas por consumidores, que ganharam força, cresceram e, ao que tudo indica, permanecerão nos próximos anos.

Confira as dicas do Sebrae para montar a sua estratégia de vendas de Natal:

Atraia o público com uma decoração temática: o espírito natalino precisa estar presente na sua loja. A decoração estimula os clientes à compra de presentes. E se sua loja é online, enfeite-a também.

Faça promoções: determine o volume de produtos que quer vender e em quanto tempo. Com base nisso, defina o mix de produtos que terão os preços reduzidos e quão agressivos serão os descontos.

Ofereça boas oportunidades: Você pode criar outros tipos de oportunidade para seu consumidor, como entregas gratuitas, cartão fidelidade, cupons…

Crie ótimas condições de pagamento: descontos e ofertas, como “leve 3, pague 2”, e facilidades nas formas de pagamento, para estimular o consumo.

Informe os prazos para a devolução e troca de presentes: deixe claras informações sobre os prazos e formas de trocas. É comum que a semana depois do Natal se transforme numa saga para trocar os presentes. Aproveite o momento para incentivar a compra de produtos complementares ao produto trocado.

Já pensou na categoria “presentes quentes”? O nome é uma criação nossa, mas basicamente são os produtos mais procurados na temporada. A dica aqui é incentivar a compra de itens que são a febre do momento.

Aproveite os retardatários: você sabe que muita gente deixa para comprar os presentes na última hora, por isso prepare o seu estoque. Ajude o cliente a encontrar o que precisa, encorajando-o também a retornar para futuras compras.

Comemore o Ano-Novo: um ano novo traz esperança de dias melhores e mais prósperos. Invista nesse sentimento e continue impulsionando as vendas com promoções pós-feriado e com atratividades em suas redes sociais.

Fidelize os clientes: o Natal é uma grande oportunidade de aumentar os lucros, mas também é um ótimo momento de criar relações duradouras com os clientes, por meio de um bom produto e de um atendimento impecável.

Solucione problemas: ofereça soluções rápidas para as necessidades do cliente. Uma boa ideia é criar pequenas listas com sugestões de presentes, pois muitas pessoas têm dúvidas do que comprar para presentear amigos e familiares – as redes sociais são ideais para isso! E lembre-se que esse foi um ano diferente, mais do que presentes, as pessoas querem se sentir queridas. Isso traz oportunidade para mostrar o benefício do produto ou serviço.

Treine sua equipe tanto de venda como de suporte: Não adianta nada fazer um bom planejamento e deixar seu consumidor insatisfeito. Muitas empresas contratam mais funcionários nessa época e é preciso ensiná-los sobre a empresa e seus serviços.

Organize a loja: a boa disposição dos produtos facilita, tanto para o vendedor quanto para o cliente identificar o que procura, e isso pode ser decisivo para o momento da compra. Com a pandemia, o layout de sua loja já deve ter sido adaptado, mas para esse período – que pode ter mais visitas do que o normal -, é preciso pensar em como será feito o distanciamento para que todos fiquem seguros dentro do seu espaço. Se você tem um site, invista em facilidade de encontrar as informações principais como preço, descrição do produto, fotos, depoimentos e também canais de contato caso o consumidor queira tirar alguma dúvida antes de sair para as compras.

Esteja nas redes sociais: ser ativo no ambiente digital é uma ótima maneira de divulgar sua marca e, com isso, aumentar seu alcance e vender mais. Esse ano essa forma de divulgação é ainda mais importante!

Presença através de presentes: Esse ano a conexão entre as pessoas será demostrada, em alguns casos, à distância. Sua empresa também pode aproveitar esse tipo de venda com produtos especiais, sendo entregues diretamente ao presenteado. Incluir cartões personalizados dão um toque afetivo ao presente!

Fonte: CDL Itajubá / Sebrae