A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para ser um ponto de vacinação contra o sarampo na segunda etapa da Campanha Nacional, que acontecerá de 18 a 30 de novembro e terá como foco pessoas na faixa etária entre 20 a 29 anos.
Esta é a segunda vez que a CDL Itajubá faz parceria com a Prefeitura em uma campanha de vacinação. A primeira vez ocorreu em maio de 2018 contra a Febre Amarela. O anúncio dessa nova parceria foi feito durante reunião do Conselho Consultivo da CDL, nesta quarta-feira, 9 de outubro. O encontro teve a presença do secretário municipal de Saúde, Nilo Baracho.
“Foi um sucesso a primeira campanha, quando nossa equipe conseguiu imunizar muitas pessoas que transitam ou trabalham na área central. Acreditamos que essa, contra o sarampo, será fundamental para que o município atinja a meta de cobertura vacinal”, explicou. Isso porque boa parte dos trabalhadores do Centro está nessa faixa etária.
De acordo com o secretário, a data de vacinação na CDL será definida em breve e será amplamente divulgada pelos canais de comunicação da entidade e da Prefeitura.
Durante o encontro, Nilo Baracho ressaltou que é fundamental “sensibilizar os empresários do varejo e serviços para um problema que é uma realidade no país: o avanço dos casos de sarampo, doença que pode ser fatal”.
Dados do boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro, mostram que há 5.346 casos confirmados de sarampo no Brasil. A maior parte está concentrada em 153 municípios de São Paulo (97,5%), principalmente na região metropolitana, mas há a ocorrência da doenças em 17 estados brasileiros, inclusive Minas Gerais. No Sul de Minas, foram registrados casos em Pedralva e Pouso Alegre.
O que é sarampo?
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Quais são os sintomas do sarampo?
- Febre acompanhada de tosse;
- Irritação nos olhos;
- Nariz escorrendo ou entupido;
- Mal-estar intenso.
- Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
Como prevenir o sarampo?
O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.
Fonte: Agencia Contexto