CMDCA apresenta prestação de contas do FIA aos empresários itajubenses
Na última terça-feira, dia 28 de outubro, o CMDCA ? Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajubá ? promoveu um café da manhã com autoridades e empresários de Itajubá no AARO (prédio central da Unifei). Na ocasião foi apresentada a prestação de contas do FIA (Fundo para a Infância e Adolescência), que são recursos utilizados para a recuperação e amparo de crianças e adolescentes em situação de risco.
O CMDCA é o órgão que gerencia a alocação dos recursos, que são aplicados em sua totalidade dentro do próprio município, através de programas sócio-educativos desenvolvidos por várias entidades que cuidam de crianças e adolescentes que necessitam de proteção especial.
O FIA foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e uma das formas de arrecadação deste fundo é através de doações de pessoas físicas e jurídicas. O grande atrativo do FIA é justamente a dedução do imposto de renda que se pode fazer da doação, e no caso das empresas, somente aquelas que declaram pelo lucro real.
Para 2008 foram arrecadados cerca de R$ 194 mil, e a maior depositária do FIA em Itajubá é a empresa Mahle, que contribuiu com 80% do total. A contribuição da Mahle com o FIA reflete a política da empresa em ser parceira nas soluções dos problemas da comunidade. Para Zavarize, a maioria das empresas desconhece as vantagens de se contribuir para o FIA, que é a dedução do imposto de renda. Por isso estimula os empresários a participarem. “Esse dinheiro, direcionado integralmente para o desenvolvimento de valores e caráter da criança, poderá formar pessoas aptas a contribuir com a sociedade. É uma forma das empresas investirem na educação, que é a base de tudo”, afirma Zavarize.