Uma alerta aos empresários do varejo e da área de serviços de Itajubá: muito cuidado com os boletos que chegam neste início de ano para adesão a entidades e/ou a este ou aquele serviço. Geralmente, são entidades pouco conhecidas.
Um exemplo ocorreu, nesta semana, com um lojista do município. Ele recebeu um boleto de pagamento, de quase R$ 400,00, em nome de uma empresa que diz oferecer acesso a consultas cadastrais, uma espécie de banco de dados de clientes inadimplentes.
Acontece que ele não é associado à referida entidade, não pediu sua filiação nem solicitou adesão ao referido serviço ofertado. Surpreso com a cobrança, procurou orientação na assessoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Itajubá, que o orientou sobre as providências a serem tomadas.
Em uma pesquisa rápida, é possível encontrar situações semelhantes em portais de reclamações, como o Reclame Aqui.
Boleto Falsos
Outro problema que sempre acontece é o golpe do boleto falso. Em geral, eles chegam por e-mail e solicitam o pagamento imediato do documento; em alguns casos, oferecem desconto. Também ameaçam, caso o pagamento não seja efetuado, o registro nos serviços de proteção ao crédito e o protesto.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Itajubá preparou, no ano passado, um material para ajudar o empresário a identificar o boleto falso. Caso queria mais informações, clica aqui. Também mantém uma Assessoria Jurídica que pode ajudar os associados em situações como essa. O telefone da CDL Itajubá é (35) 3622-3511.
Fonte: Agência Contexto