Enfeites de Natal que contam histórias e se adequam ao ‘novo normal’

Com o objetivo de profissionalizar o projeto dos enfeites que ocupam os espaços públicos de nossa cidade para a temporada de Natal do comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá contratou o arquiteto e urbanista, Wallace Max de Oliveira.

Os enfeites são produzidos pelo projeto ‘Fábrica do Papai Noel – Reciclando Ideias, Renovando Vidas’, idealizado pela CDL Itajubá e realizado pela entidade em parceria com a 17ª Região Integrada de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, administradora do presídio de Itajubá.

Em sua segunda edição, o projeto consiste em enfeitar as principais ruas e espaços públicos do Centro Comercial da cidade com peças decorativas confeccionadas por presidiários, utilizando material de descarte reciclável. A iniciativa integra a ação “Natal Iluminado”, da parceria CDL Itajubá, ACIEI, SindHBR, Sindcomércio e Prefeitura Municipal de Itajubá.

O projeto ‘Fábrica do Papai Noel – Reciclando Ideias, Renovando Vidas’ foi premiado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL MG) como melhor iniciativa na categoria “Relacionamento com Associados e Representatividade Institucional”, em 2019.

Saiba um pouco mais sobre a história desse projeto, desafios e sobre a produção dos enfeites nesta entrevista com o arquiteto Wallace Oliveira.

Como nasceu o projeto para os enfeites de Natal?

Wallace – Os enfeites do Natal foram inspirados nas tradições natalinas. Ano passado criamos um circuito denominado “Floresta Encantada”, onde os enfeites estavam espalhados de forma permeável, e as pessoas podiam caminhar por entre eles, ‘inseridas’ na decoração. Cada área do Centro Comercial tinha um tema relacionado ao Natal e ao contexto do local em que seriam colocados os enfeites. Na Rua Nova foram colocadas estrelas nos arcos. Na Praça Wenceslau Braz, o contexto era lúdico, como se fosse a ‘Praça do Papai Noel’, com presentes, trenó e renas. Na Praça Theodomiro Santiago, luzes, anjos e o presépio. Diversas árvores, produzidas em paletes, preenchiam os espaços. As pessoas iam descobrindo cada tema conforme percorriam o trajeto.

Como será o projeto para o Natal 2020?

Wallace – Este ano, devido à pandemia, foi necessário reformular os enfeites existentes e a forma como eles seriam dispostos. Diferente do ano passado, a intenção agora é que as pessoas não interajam com os enfeites, mas admirem o redor, para não gerar aglomeração em meio aos enfeites. Por isso, ao invés de espalhar os enfeites, optamos por juntá-los em blocos isolados, permitindo uma maior área de circulação, em volta deles, para que as pessoas mantenham o distanciamento umas das outras.
As mesmas tradições foram mantidas, contextualizadas em cada local. As principais ruas do Centro Comercial ficaram com arcos iluminados e uma árvore de estrelas marca a entrada. A Praça Wenceslau Braz continua lúdica, com o trenó carregado de presentes, como se o Papai Noel estivesse preparando para sair ás entregas e a praça principal com anjos e árvores de luz, alusiva ao nascimento do menino Jesus.

Houve algum desafio na realização do projeto este ano?

Wallace – Este ano foi bem mais fácil, pois houve apenas revitalização e reorganização dos enfeites utilizados no ano passado. O projeto ‘Fábrica do Papai Noel – Reciclando Ideias, Renovando Vidas’ tem o intuito de ressocialização dos detentos e no ano passo toda produção foi embasada em materiais recicláveis. A direção do presídio sempre esteve de prontidão para organizar os enfeites natalinos, nos dando suporte e disponibilizando o galpão. Os detentos, esse ano, já estavam animados em poder contribuir com a decoração da cidade. O empenho para cumprir o prazo e a dedicação nos detalhes demonstram como eles se importaram para deixar a cidade bonita.

Quais suas considerações finais?

Wallace – É um projeto que envolve um grande número de pessoas, equipe de arquitetos e engenheiros, entidades, incentivos públicos, contratação de mão de obra e projeto social, com o intuito de deixar a nossa cidade ainda mais bonita para o Natal. Com o passar dos anos, esperamos desejamos ser cada vez melhores.

Arquiteto Wallace Oliveira,o engenheiro civil Thiago Faria e a arquiteta Carol Monti Branco, formam a equipe responsável por enfeitar a nossa cidade.

Fonte: CDL Itajubá