De acordo com notícia divulgada esta semana pela FCDL‑MG, pesquisa realizada pela CNDL /SPC Brasil aponta que as modalidades de crédito mais associadas à negativação dos consumidores são o cartão de crédito, os empréstimos em bancos ou financeiras e o crediário.
O levantamento revela que 27% dos inadimplentes acumulam dívidas no cartão de crédito, 18% em empréstimos bancários e 15% em crediário, configurando verdadeiros vilões da inadimplência no país. Essas modalidades lideram o ranking entre os comprometimentos que levam ao nome sujo nos cadastros de proteção ao crédito .
Além disso, o estudo enfatiza que o consumo via cartão, especialmente em compras parceladas, costuma gerar juros elevados que dificultam a leitura financeira do consumidor. Já os empréstimos, muitas vezes oferecidos sem análise rigorosa da capacidade de pagamento, também contribuem significativamente para o endividamento.
A CDL Itajubá apoia a divulgação desta informação relevante, junto à FCDL‑MG, com o objetivo de conscientizar os lojistas e consumidores sobre os riscos do uso desordenado dessas linhas de crédito. Reforça-se a importância da educação financeira, planejamento e negociação responsável das dívidas como ferramentas fundamentais para evitar a negativação e promover a saúde financeira da população.
Leia a matéria completa no site da FCDL‑MG
Para conferir o conteúdo na íntegra e acessar outras notícias relevantes para o comércio mineiro, acesse: www.fcdlmg.org.br.
Fonte: FCDL-MG / CDL Itajubá.