Golpes na praça: todo o cuidado é pouco
Golpes na praça: todo o cuidado é pouco
Ninguém está imune ao golpe de pessoas de má-fé, principalmente o comércio. Por isso, prevenir-se é a melhor saída para evitar prejuízos. Uma ferramenta indispensável para possibilitar o rastreamento do golpista é a consulta ao SPC, e principalmente o treinamento adequado para que os funcionários das lojas possam realizar e interpretar as consultas.
Foi assim que várias lojas puderam evitar golpes em seus estabelecimentos. Lara Mouallem, da Casa Zé Corrêa, disse que através da consulta ao SPC pôde-se verificar que os CPFs de alguns compradores estavam com informações irregulares, conseguindo barrar a venda. ?Por isso eu parabenizo a CDL pelos cursos de aperfeiçoamento de SPC, pois foi através destes treinamentos que meus funcionários evitaram que um golpe fosse aplicado em minha loja?, diz Lara.
A gerente da CDL Lúcia Campos diz que todas as lojas que conseguiram barrar golpes enviaram funcionários para treinamento de SPC.
Uma das dicas importantes para evitar golpes é prestar atenção ao comportamento do consumidor. ?Se o consumidor comprar tudo que vir pela frente, sem questionar ou pechinchar, é bom desconfiar. Através da consulta ao SPC é possível saber também se este consumidor comprou em várias lojas no mesmo dia. Esse tipo de comportamento deduz se o consumidor está querendo espalhar cheques sem fundo pela praça. É preferível muitas vezes não vender a deixar de receber uma venda?, conclui Lúcia Campos.
O próximo treinamento gratuito de SPC acontece no dia 24 de abril na CDL. Por isso, não deixe de enviar seu funcionário, e previna-se de golpes em seu estabelecimento. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3622-3511.