Itajubá, em nível nacional, tem se destacado em inovação, empreendedorismo e tecnologia, setores produtivos que, certamente, impactam no comércio e serviços do município. Para falar sobre o tema, diretores e conselheiros da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá se reuniram com o diretor geral da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai), Maurício Pinho Bitencourt, na última quarta-feira (3/12).
O modelo de governança adotado por Itajubá para Ciência, Tecnologia e Inovação (C&T&I), tem se mostrado como diferencial para destacar o município nos cenários estadual e nacional. Segundo Maurício Bitencourt, isso se deve à criação da Inovai, incluindo outras iniciativas, como a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit) e o Parque Tecnológico, e o envolvimento de instituições de ensino e demais atores do cenário de C&T&I.
“Esse modelo colaborativo chama a atenção para a Inovai e atrai empresas e outros empreendimentos para se unirem ao processo. Com a Inovai, estamos gerindo o desenvolvimento de ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação, formando um ecossistema que denominamos ‘Itajubá HardTech’, recebendo esse nome para que seja inclusivo e abarque diversas iniciativas’”, explicou o diretor da Inovai.
Maurício Bitencourt comentou também sobre o ‘APL Aero, Asas Rotativas, Drones e Defesa de Itajubá’ (APL = Arranjo Produtivo Local), que reúne empresas do mesmo setor de atividade para o desenvolvimento de negócios. O APL cria um ambiente ideal, vocacionado para incentivar a criação, aceleração e lançamento de projetos dos segmentos envolvidos, alavancando negócios. O lançamento desse APL, com a realização de um webinar, ocorreu no dia 27 de novembro deste ano. “APL é política pública e envolve orçamento do governo. Pretendemos fazer um lançamento presencial da APL, com todos os parceiros, para gerar reconhecimento à iniciativa”, destacou.
O APL Aero, Asas Rotativas, Drones e Defesa de Itajubá foi apresentado pelo diretor geral da Inovai, Maurício Bitencourt, para o Governo do Estado de Minas Gerais na tarde de 3 de dezembro, logo após a reunião da CDL Itajubá.
Impactos desse novo cenário para o comércio e serviços de Itajubá
Itajubá abriga, hoje, mais de 100 startups. Há projeção da instalação de novas fábricas e a vinda de empresas de tecnologia aérea, atraídas pela criação do APL. Com isso, o comércio e serviços ganharão clientes mais exigentes, com maior poder aquisitivo e que deverão consumir produtos e serviços locais. “A intenção é manter a economia e o consumo locais. Serão clientes diferenciados e o comércio e serviços devem se preparar para atendê-los. Também para oferecer os produtos que estão habituados a consumir”, declarou Maurício Bitencourt.
Nesse sentido, é esperado um impacto positivo para o varejo e serviços, com possibilidades de aumento nas vendas e geração de empregos. Entretanto, será necessário estar preparado para receber esse novo consumidor, o que implica, entre outros fatores, em ficar de olho no atendimento ao cliente.
“Nos últimos dois anos, o setor de inovação e tecnologia decolou em nossa cidade. Os comerciantes e prestadores de serviços têm que estar atentos a essa nova mão-de-obra que já está em nossa cidade e que provavelmente aumentará. Os empresários devem estar preparados e alinhar suas equipes para atender esse novo público”, comentou o presidente da CDL Itajubá, Habib El Mouallem.
Os empreendimentos de C&T&I também impactam positivamente os setores de varejo e serviços com a criação de plataformas de comércio eletrônico, aplicativos, programas de gestão de negócios, entre outros que facilitam o dia a dia empresarial, impulsionam negócios e estão instalados em Itajubá, praticamente ‘a um passo’.
Ao final da reunião, diretores e conselheiros fizeram perguntas ao convidado e o parabenizaram pelo trabalho realizado, desejando sucesso nos projetos em andamento e naqueles que virão.
CDL Itajubá e Inovai
A CDL Itajubá é cofundadora da Inovai, criada em 2017, por um consenso entre entidades do governo federal, estadual e municipal, associações de classe dos setores da indústria, do comércio e instituições de ensino. A associação se propõe a gerir, de forma colaborativa, as ações e atividades de inovação e empreendedorismo como: incubação de empresas de base tecnológica, aceleradoras, o parque científico tecnológico, transferência tecnológica, gestão de projetos de C&T&I, dentre outras atividades que possam gerar negócios em Itajubá, consolidando o município como uma cidade com inteligência tecnológica.
Fonte: CDL Itajubá