Missão técnica visou conhecer os laboratórios, os centros de desenvolvimento, as startups e o Nexus – antiga incubadora de negócios do PqTec.
Representantes da INOVAi – Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo visitaram o Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec), em 24 de abril, para conhecer o trabalho desenvolvido no local. Também conheceram o Nexus, antiga incubadora de negócios do PqTec, os laboratórios e aos centros de desenvolvimento do parque.
“Estamos visitando locais estratégicos no Brasil e no exterior, como Palo Alto e a Universidade Federal de Santa Catarina. É claro que o PqTec São José estaria em nosso roteiro, para sermos inspirados e motivados, além de fomentar relações, porque um parque científico é sempre um ambiente propício para cooperação”, disse o reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Dagoberto Alves de Almeida.
Participaram da missão técnica Dagoberto Alves de Almeida, reitor da Unifei; Edson de Oliveira Pamplona, pró-reitor de Cultura e Extensão da Unifei e presidente do Conselho de Administração da Inovai; José Arnaldo Montevechi, chefe de Gabinete da Unifei; José Fernando Grassi Bissacot, secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá; Carlos Vitor Rodrigues Conti, diretor de Inovação da INOVAi; Georges Kallás, presidente CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas); e Hector Gustavo Arango, vice-presidente da ACIEI (Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Itajubá).
A delegação pode trocar experiências e conhecimento com o diretor-geral do PqTec, Marco Antonio Raupp, e os diretores Iram Barbosa e Felipe Cury. “Há vários caminhos para parcerias com o parque de Itajubá, é possível estabelecer uma troca colaborativa, pois sabemos que as relações entre São José e Itajubá são próximas e históricas”, afirmou Raupp.
Assim como São José dos Campos, Itajubá abriga centros tecnológicos de excelência. Além da Unifei, há o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e o Instituto Senai de Inovação, considerado um dos maiores complexos de inovação da América Latina.
Fonte: Agência Contexto