As recentes mudanças no trânsito em Itajubá foram feitas para melhorar o tráfego dos veículos, em especial, na área central do município. Outros ajustes ainda serão feitos pela Prefeitura. As informações são do diretor do Departamento de Trânsito da Secretaria de Defesa Social de Itajubá, Luiz Cláudio Galdino Braga.
“Todas as mudanças seguem a mesma lógica, que é preparar a cidade para o futuro e antecipar os problemas que poderemos ter com o crescimento de Itajubá”, disse Luiz Cláudio, que participou da reunião semanal da Diretoria e do Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Itajubá. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 10 de abril.
Como exemplos, citou os ajustes feitos na Avenida BPS e a criação de corredores para facilitar o tráfego a partir da área central do município. No primeiro caso, Luiz Cláudio disse que a medida se fez necessária pelo crescimento da região no entorno da Prefeitura Municipal. No segundo, para evitar o congestionamento nos horários de pico. “Antes, a lógica era privilegiar quem vinha no sentido bairro-centro; agora, nós invertemos isso”, completou.
Para Luiz Cláudio, “é um desafio enorme fazer esses ajustes pelas peculiaridades de nossa cidade, cortada pelo Rio Sapucaí e a BR 459, com o Centro sendo a passagem para as demais regiões do município”. “Soma-se a isso o fato de termos quase 50 mil veículos aqui cadastrados”, explicou.
Ele acredita que as mudanças feitas até agora têm dado resultados positivos, apesar de algumas críticas pontuais da população. “As críticas são naturais. Também há casos que podemos errar e, nesses casos, fazer os ajustes necessários para corrigi-los. O que queremos é que o trânsito funcione adequadamente”, finalizou.
Fonte: Agência Contexto