Medidas simples de segurança, como a instalação de alarmes e de câmeras de vigilância, ajudam a reduzir o número de roubos e furtos em casas e estabelecimentos comerciais de Itajubá. Outra ação importante é a participação nas Redes de Comerciantes Protegidos, programa desenvolvido em parceria com a Polícia Militar.
A opinião é do capitão Júlio César Alves Rosa, comandante da 262ª Companhia da Polícia Militar de Itajubá, que participou da reunião semanal do Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), realizada nesta quarta-feira, 23 de maio.
Ele foi convidado a falar com os empresários depois de uma série de furtos, registrada na madrugada do dia 23, na região central do município. Um dos suspeitos pelos furtos foi preso ainda na manhã de quarta-feira, em uma ação rápida e coordenada da Polícia Militar.
“Temos que enaltecer a presteza e agilidade da Polícia Militar que, em poucas horas, identificou e prendou o suspeito dos furtos nos estabelecimentos comerciais do centro da cidade. A ação mostra a capacidade da corporação em resolver problemas como esse”, disse o presidente da CDL, Georges Kallás, durante o encontro do Conselho Consultivo.
Prevenção
“Toda ação preventiva é bem-vinda e traz resultados importantes no combate à criminalidade. Por esse motivo, sempre ressaltamos a importância da parceria com o comércio por meio das redes protegidas”, destacou o capitão.
De acordo com o policial, medidas de segurança, como alarmes, é um fator que inibe a ação de criminosos. Já a instalação de câmeras de segurança auxilia a PM a identificar os autores e a agir com mais rapidez em casos de furto e roubo.
Ele destacou ainda que as rondas ostensivas e a presença constante da PM também contribuem para a redução de crimes. Como exemplo, citou os bons resultados durante a Exposição Agropecuária de Itajubá: o número de furtos caiu de 23, registrado em 2017, para apenas 3 casos.
Fonte: Agência Contexto