Modernização do Centro Comercial de Itajubá trará valorização das lojas e do espaço público.
A Prefeitura de Itajubá apresentou o projeto de Revitalização da Av. Coronel Carneiro Júnior – Rua Nova para empresários e representantes de entidades do comércio, em evento realizado nesta segunda-feira (18/9), no Teatro Municipal. Na ocasião, o prefeito Christian Gonçalves anunciou previsão da revitalização para 2024, até o término de sua gestão e do vice-prefeito, Dr. Nilo Baracho.
“A cidade está se desenvolvendo e o Centro tem que acompanhar essa modernização. Estávamos com a possibilidade de iniciar as obras este ano, mas o tempo ficou curto e não queremos atrapalhar o comércio nas vendas de final de ano. Com o projeto executivo pronto e toda a parte burocrática resolvida, conseguimos executar as obras no ano que vem. A revitalização da Rua Nova é o projeto piloto para posterior modernização de toda a área do Centro Expandido de Itajubá, que vai da rodoviária até o prédio da Polícia Civil”, informou o prefeito Christian Gonçalves.
O projeto conceitual foi apresentado ao público presente pela DAC Engenharia e envolve a Rua Nova e vias da Praça Wenceslau Braz. Em agosto deste ano, o projeto foi apresentado para a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, possibilitando que a entidade consultasse empresários e contribuísse com melhorias no projeto final, que será executado sob a supervisão da DAC.
“Atualmente, há valorização maior do modelo viário e agora estamos melhorando as condições para os pedestres, trazendo mais acessibilidade para essa via. O projeto atende, inclusive, as demandas de comerciantes, moradores do local e das entidades de classe, considerando as ideias que foram trazidas a nós, respeitando o que o município pretende realizar para aquela área”, explica o diretor de Operações da DAC Engenharia, Denis de Souza Silva, sobre o conceito de mobilidade conferido ao projeto.
O Projeto de Revitalização da Rua Nova
Conforme informou a DAC Engenharia, o projeto permite que a obra seja realizada em curto prazo de tempo e prevê as seguintes melhorias:
- Nivelamento da pista com o passeio, com caimento transversal para canaletas de escoamento de águas.
- Balizadores de referência, limitando as áreas de tráfego de veículos e de uso dos pedestres.
- Piso intertravado nas vias e calçadas em concreto.
- Novos sistemas de água e esgoto, com canaletas e seções pré-fabricadas de drenagem.
- Haverá conexão nivelada com o Passarela Samuel Moura.
Circulação de pedestres
Com o conceito de facilitação e conforto, as calçadas serão mais amplas, com cerca de 3 metros de largura, totalmente adequadas para pedestres, circulação de carrinhos de bebê, idosos, Pessoas com Deficiência (PcDs) e com mobilidade reduzida. O projeto visa promover acessibilidade universal.
Circulação de veículos
Largura de 3,60 metros para a faixa de trânsito dos veículos. Limite de velocidade estabelecido em 30 km/h.
Estacionamento
Serão mantidas algumas vagas de estacionamento de veículos, todas localizadas no lado direito da via e em 45 graus, com 5 metros de comprimento para cada vaga.
O projeto incluí baias específicas e modulares para estacionamento de bicicletas e de motocicletas.
Ilhas de convivência
Espaços destinados para descanso de pessoas que circulam pela via. Serão compostas por mobiliários em concreto, acabamento em madeira e jardins, com árvores pequenas em vasos e apropriadas para sombreamento das ilhas.
Coleta de lixo
Haverá lixeiras simples e seis lixeiras destinadas para as lojas e comércios do local, sendo estas últimas subterrâneas, com capacidade para mais lixo. As lixeiras terão destinação diferenciada, para lixo orgânico e o reciclado.
Carga e descarga
Duas áreas próprias para veículos de carga e descarga, em horários exclusivos para esta finalidade. Essas áreas poderão ser utilizadas para estacionamento vertical, fora do horário exclusivo.
A CDL Itajubá é parceira da Prefeitura na concepção do projeto Revitalização da Rua Nova, um pleito dos comerciantes e prestadores de serviços do local. A modernização do Centro Comercial teve início em 2021, com a Praça Theodomiro Santiago e Calçadão.
“A revitalização da Rua Nova tornará o Centro Comercial mais atrativo para clientes e visitantes, acompanhando o desenvolvimento que a cidade vivencia. É um antigo anseio da CDL e de empresários, que trará muitos benefícios para a comunidade como um todo. Com conceito moderno de mobilidade, a revitalização contribuirá com o bem-estar da população, aumento do fluxo econômico, geração de empregos e de renda”, expressa Alexandre Costa Lopes, presidente da CDL Itajubá.
Fonte: CDL Itajubá