Prepare-se para o Dia dos Namorados
ARTIGO Prepare-se para o Dia dos Namorados |
Os namorados de hoje em dia, têm como característica principal a objetividade. Por isso nossa equipe de vendas tem que estar preparada para ajudá-lo a economizar seu tempo e dar a garantia de que estarão acertando na escolha do presente. Veja algumas dicas que ajudarão a garantir o sucesso de suas vendas: Prepare sua loja: O clima deve ser de namoro. A cor predominante: o vermelho; o som romântico, sem ser “meloso”; fotos de casais felizes traduzem o sonho de consumo de qualquer um. Uma promoção bem criativa pode ser o grande diferencial da sua loja.(ex: cesta de café da manhã; serenata; convites para show ou cinema) . Antecipe suas compras: para fazer uma vitrine bem legal e já ir “seduzindo” os namorados que vão passando pela sua loja. Prepare sua equipe para atender os homens: É preciso sondá-los e perceber através das suas expressões se está no caminho certo. Não tente adivinhar. Cuide para não confundí-los com muitas opções. Dê a garantia de que você entende do público feminino e do estilo que está descrevendo. Não force a venda de um produto que ele não demonstrou interesse. Faça perguntas sobre o estilo, profissão, preferência de cores, enfim, tudo o que ele estiver disposto a falar sobre a namorada. Não confunda objetividade com pressa: Não tente livrar-se logo dele, pois a venda adicional, depois de conquistada sua confiança, pode ser maior do que a venda principal. Ofereça o serviço de embalagem: antes mesmo dele perguntar, pois é um problema a menos para ele se preocupar. Se possível tenha cartões para ele escolher e comprar perto do caixa. Guarde uma certa distância: pois o excesso de intimidade pode fazer com que ele não queira que sua namorada volte na loja. Cuidado ao oferecer a troca: , pois não se deve passar a impressão de que a escolha não foi a adequada. Ofereça somente se ele questionar sobre essa possibilidade e mais uma vez afirme que “Com certeza ela ficará muito feliz com o presente”. Venda sempre as vantagens do produto e não somente suas características: Namorados gostam de produtos costumizados, ou seja, escolhidos a dedo e não massificados. Explore essa vantagem competitiva de sua loja em relação às lojas de auto-atendimento. Mostre que se ele entrou na sua loja por algum produto, foi porque este produto fez com que ele lembrasse dela, pois isso é o presente ideal e ela vai gostar muito de saber disso. Se puder tenha a opção de cheque-presente para poder atender aqueles mais indecisos ou sem paciência. O pós-venda é muito legal para esse momento. Mande um e-mail agradecendo a compra e colocando a disposição para atendê-lo sempre que ele quiser presenteá-la novamente. Regina Freitas é diretora da loja D´Passeio |