O Presídio de Itajubá confeccionará máscaras e jalecos para atender as necessidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) do sistema de saúde do estado de Minas Gerais, buscando suprir a escassez gerada pela grande demanda desses materiais nas frentes de combate à transmissão do novo coronavírus.
Os EPIs confeccionados no presídio atenderão demandas internas do sistema prisional, os hospitais de campanha que estão sendo criados no estado e o material excedente suprirá as instituições de saúde de Itajubá. “A unidade prisional pode retornar benefícios para a comunidade, somando forças para que todos nós possamos vencer essa situação de pandemia que estamos vivendo”, expressou o Diretor Geral do Presídio de Itajubá, José Roberto dos Reis Fernandes.
Para viabilizar a produção dos EPIs, o Presídio de Itajubá conta com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá que proporcionou, através de seus associados Habib Decorações e Lonatex Textil, a doação de linhas, fios e bobinas de TNT de poliéster, respectivamente, para a fabricação das máscaras e jalecos. “A parceria da CDL Itajubá nessa ação vem somar ao Projeto ‘Reciclando Ideias, Renovando Vidas’, instituído no ano passado, para a confecção dos enfeites de Natal que decoraram a cidade”, comentou a Diretora de Atendimento e Ressocialização do presídio, Luciane Luzia Gonçalves Fernandes.
O Presídio de Itajubá acolhe atualmente 624 detentos e sete trabalharão diretamente na confecção das máscaras e jalecos. “Estamos tomando todos os cuidados, pois é uma situação bem específica. O local de produção, assim como o manejo do material, será muito bem higienizado para evitar a contaminação”, esclareceu o Diretor Geral do presídio, acrescentando: “Agradeço a parceria da CDL Itajubá, dos empresários e da comunidade. Agora é um momento em que temos que nos unir para tentar minimizar o impacto do coronavírus. Acredito que cada um fazendo a sua parte, vamos conseguir vencer esse inimigo”.
A solicitação para a fabricação das máscaras partiu do Departamento Penitenciário da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais. Para a confecção dos jalecos, o pedido veio da Juíza de Direito da Vara Criminal da Comarca de Itajubá, Dra. Maria Fernanda Manfrinato Braga, e da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, na pessoa do Comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar de Itajubá, tenente-coronel André Coli. “A Polícia Militar agradece a parceria da CDL Itajubá por intermediar a doação dos materiais a serem utilizados na produção dos equipamentos, contribuindo para que possamos vencer essa situação de calamidade pública”, declarou o comandante da PM.
Os empresários que desejem participar dessa ação, contribuindo com a doação de materiais para a confecção de máscaras e jalecos, podem contatar a CDL Itajubá por meio do telefone (35) 3622-3511.
Imagens gentilmente cedidas pela PM Itajubá
Fonte: Asscom CDL Itajubá