Buscar

Buscar

Sabe como elaborar um currículo segundo as exigências do mercado?

[views count="'1" print="1"]

Como elaborar um bom currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego foram temas da Oficina de Currículos, promovida pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Itajubá, em parceria com o Curso de Psicologia da FEPI – Centro Universitário de Itajubá.

O evento foi realizado em 29 de outubro, na Sala de Treinamento da entidade. A oficina foi ministrada pelos alunos do Curso de Psicologia, Maiara Evellyn Emídio e Wellerson Abraão Morais de Souza. Essa foi a segunda vez em que o assunto foi tema de uma oficina na CDL neste ano – a primeira aconteceu em julho.

“O currículo é o cartão de visita do pretendente ao cargo, a primeira impressão que deixará ao avaliador ou à empresa. Por isso, é fundamental saber como se apresentar”, explicou Maiara Emídio. “A grande dificuldade é que não existe um currículo padrão, o que é aceitável ou não colocar, porque isso varia de acordo com a necessidade da empresa. Às vezes, um currículo com muita informação pode ser importante para uma empresa e não ser para outra. Portanto, a palavra-chave é ter bom senso ao preparar o currículo e adequá-lo à necessidade apresentada naquela vaga em questão”, completou.

Para Wellerson Abraão, é necessário que o currículo esteja bem formatado, “seja simples, direto e objetivo”. “Deve-se priorizar a organização dos dados pessoais, acadêmicos e profissionais, mas sem excessos, como o uso de cores para ressaltar determinada informação”, disse. No caso de currículo em busca do primeiro emprego, o mais importante é o candidato destacar a formação acadêmica, a participação em evento, como seminários e workshops, e até inserir informações sobre trabalho voluntário. “Mas é fundamental ter certificado de participação de atividades que incluir no currículo porque as empresas sempre pedem a comprovação”, disse.

Quanto à entrevista, a próxima etapa do processo seletivo, o mais importante é que o candidato esteja preparado, vestido adequadamente para ocasião e saiba lidar com o nervosismo, que é natural nessas situações. Para os consultores, não há uma padrão a ser seguido, mas é importante ser sincero o tempo todo.

Fonte: Agencia Contexto

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Seja Associado CDL Itajubá

Preencha o formulário abaixo para receber nossa proposta de filiação.
Em caso de dúvidas, contate (35) 3622-3511 (Fixo / Whatsapp), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Solicite a 2ª Via de Boleto

Preencha o formulário corretamente e aguarde que encaminharemos a 2ª via de seu boleto.

Cadastro de Vagas

Cadastre as vagas de sua empresa.

Receba o Boletim Bom Negócio

Fique informado sobre as soluções CDL Itajubá para o seu negócio e atualizado com as principais notícias para o varejo e serviços. O Boletim Bom Negócio será enviado semanalmente para o seu e-mail.