Sabe como elaborar um currículo segundo as exigências do mercado?

Como elaborar um bom currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego foram temas da Oficina de Currículos, promovida pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Itajubá, em parceria com o Curso de Psicologia da FEPI – Centro Universitário de Itajubá.

O evento foi realizado em 29 de outubro, na Sala de Treinamento da entidade. A oficina foi ministrada pelos alunos do Curso de Psicologia, Maiara Evellyn Emídio e Wellerson Abraão Morais de Souza. Essa foi a segunda vez em que o assunto foi tema de uma oficina na CDL neste ano – .

“O currículo é o cartão de visita do pretendente ao cargo, a primeira impressão que deixará ao avaliador ou à empresa. Por isso, é fundamental saber como se apresentar”, explicou Maiara Emídio. “A grande dificuldade é que não existe um currículo padrão, o que é aceitável ou não colocar, porque isso varia de acordo com a necessidade da empresa. Às vezes, um currículo com muita informação pode ser importante para uma empresa e não ser para outra. Portanto, a palavra-chave é ter bom senso ao preparar o currículo e adequá-lo à necessidade apresentada naquela vaga em questão”, completou.

Para Wellerson Abraão, é necessário que o currículo esteja bem formatado, “seja simples, direto e objetivo”. “Deve-se priorizar a organização dos dados pessoais, acadêmicos e profissionais, mas sem excessos, como o uso de cores para ressaltar determinada informação”, disse. No caso de currículo em busca do primeiro emprego, o mais importante é o candidato destacar a formação acadêmica, a participação em evento, como seminários e workshops, e até inserir informações sobre trabalho voluntário. “Mas é fundamental ter certificado de participação de atividades que incluir no currículo porque as empresas sempre pedem a comprovação”, disse.

Quanto à entrevista, a próxima etapa do processo seletivo, o mais importante é que o candidato esteja preparado, vestido adequadamente para ocasião e saiba lidar com o nervosismo, que é natural nessas situações. Para os consultores, não há uma padrão a ser seguido, mas é importante ser sincero o tempo todo.

Fonte: Agencia Contexto