O crescimento no número de ambulantes na área central do Município foi um dos temas abordados pelo vereador Cleber David, durante a reunião semanal da Diretoria e do Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Itajubá. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 10 de abril.
“Como vereador, fiz uma indicação à Prefeitura, que é o instrumento legal, para que o Poder Público tome as medidas necessárias para a proteção do comércio local”, explicou Cleber David. “Se nada for feito, a tendência é aumentar ainda mais esse o comércio informal, o que não é bom para ninguém, inclusive para o consumidor, que não tem garantia dos produtos que compra”, completou.
A indicação da qual se refere o vereador, de número 267/2019, foi aprovada pela Câmara Municipal, no final de março, e endereçada à Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio. No documento, Cleber David ressalta que “tem crescido, de forma desenfreada, o comércio ambulante na cidade, em especial, nos calçadões e ruas centrais”.
Ele diz ainda, no documento, que essa prática, “além de ilegal, não contribui com a arrecadação” municipal e comercializa “produtos de qualidade questionável, muitas vezes piratas”. Para Cleber David, a atividade ambulante “prejudica o comerciante que gera empregos e paga impostos municipais, estaduais e federais”.
O presidente da CDL Itajubá, Georges Kallás, ressaltou o trabalho de Cleber David, que já presidiu a entidade. “Sabemos de sua luta em prol do comércio legalmente estabelecido, primeiro como ex-presidente e, agora, na Câmara Municipal”, disse.
A questão dos ambulantes já foi tema de pronunciamento da CDL Itajubá em dezembro de 2016, em fevereiro e em setembro de 2017, quando foi enviado ofício sobre o assunto à Secretaria de Finanças. Quanto às feiras itinerantes, outro tema no qual a CDL tem atuado desde o início de 2016, já foram enviados ofícios às autoridades de 16 cidades da microrregião de Itajubá – prefeitos, vereadores, Administração Fazendária, Ministério Público e Ministério Público do Trabalho – para alertar sobre o problema.
Fonte: Agência Contexto