A importância da Planta MAHLE Itajubá para o nosso comércio e serviços

O setor industrial tem importante papel no desenvolvimento econômico e social. A indústria, entre outros fatores, gera empregos, promove o crescimento da economia, colabora com o desenvolvimento da inovação e tecnologia, contribui para a melhoria do padrão de vida das pessoas e, consequentemente, com a redução das desigualdades.

Em Itajubá, a MAHLE Metal Leve S/A é uma das indústrias que contribui para o avanço socioeconômico local e regional. Para falar sobre a empresa, sua atuação no município e na economia global, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá recebeu em sua reunião de negócios (12/4) o gerente da Planta MAHLE, Alexandre Carmanhani.

“A CDL Itajubá tem o propósito de zelar pelo comércio e serviços. Nesse sentido, as reuniões de negócio da entidade, como oportunidade de ouvir representantes dos setores público e privado, propiciam ‘olhar’ para o município como um todo, na busca pelo desenvolvimento integrado da cidade. Na cadeia econômica, o varejo e serviços recebem as riquezas geradas por outros segmentos, como turismo, eventos, indústria, inovação, tecnologia, entre outros. Nesse cenário, é de grande importância para o comércio e serviços ter uma unidade da MAHLE em Itajubá, pois ao gerar empregos e renda, a empresa contribui com o fluxo econômico local”, destacou o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, ao abrir a reunião.

Segundo Carmanhani, a Planta em Itajubá é responsável pela geração de 2.200 empregos diretos e cerca de 300 postos indiretos. Tem posição de destaque dentro do Grupo MAHLE, que conta com 160 unidades em todos os continentes, ocupando destaque entre as cinco melhores unidades: ‘Top 5’ em Desempenho Operacional e Lucratividade.

“Temos uma estratégia de negócio prevendo um futuro eclético para o setor automobilístico. Também temos no ‘radar’ a migração de negócios de outros países para a nossa Planta. O comércio não precisa se preocupar com a redução de produtividade da unidade. Temos que ficar atentos à maior turbulência mundial. A dinâmica iniciada com a pandemia não tem volta”, apontou o gerente.

Alexandre Carmanhani comentou sobre as ações da MAHLE Itajubá voltadas para a comunidade, como o Programa de Qualificação, que oferece treinamento por três meses para quem quer trabalhar na empresa, e o Formare, que oferece cursos de educação profissional para jovens de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio de escolas públicas.

O corpo diretor da CDL Itajubá agradeceu a participação do gerente da Planta MAHLE. Reafirmaram a importância da empresa para o comércio e serviços da cidade e microrregião, lembrando que esses setores devem reconhecer os benefícios que as indústrias promovem para a nossa economia e sociedade.