Analista da FIEMG participa de encontro do Conselho da CDL

A analista ambiental da Regional Sul da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Laene Fonseca Vilas Boas, foi uma das convidadas para a reunião semanal do Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Itajubá, realizada nesta quarta-feira, 23 de maio. Ela falou sobre a nova legislação ambiental.

“Temos hoje o programa Minas Sustentável, que prevê uma ação mais proativa no que se refere à questão ambiental”, explicou a analista. Por meio do programa, são feitas orientações sobre o que é o licenciamento, como fazer e em qual prazo, como renovar as licenças e como cumprir as condicionantes previstas na nova legislação.

Criado para ajudar a indústria mineira a adotar processos produtivos mais sustentáveis, ou seja, produzir com mais qualidade, respeitando o meio ambiente e apoiando o desenvolvimento social, o Minas Sustentável oferece um amplo mapeamento de impactos ambientais e sociais, consultorias para regularização ambiental e ecoeficiência, capacitações e ações educativas.

Laene Fonseca disse ainda que a FIEMG está desenvolvendo, em conjunto com a Polícia Militar e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o programa Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI). São cinco segmentos que serão fiscalizados: ferro gusa, laticínios, rochas ornamentais e extração de areia, cascalho, argila e brita.

“É muito importante que essas orientações cheguem a todos porque são informações que, de uma forma ou de outra, impactam boa parte da cadeia produtiva até chegar ao varejo”, ressaltou o presidente da CDL Itajubá, Georges Kallás.

Fonte: Agência Contexto