Conrado Navarro traça cenário econômico em reunião na CDL

O consultor técnico da corretora Modalmais, Conrado Navarro, sugeriu cautela aos empresários, em função da crise econômica e das incertezas políticas, durante reunião do Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá.

“Vivemos um momento de proteção dos investimentos porque há muita indecisão pela frente no que se refere aos aspectos políticos e econômicos de nosso país”, disse Conrado Navarro durante o encontro, em 6 de junho.

De maneira prática, disse que “é hora de cuidar muito bem do capital de giro, do estoque mínimo e de manter a equipe de funcionários afinada – isso, tenho certeza, todos do varejo e serviços sabem muito bem”. Itajubense, Conrado Navarro é sócio fundador do site Dinheirama e autor de livros de finanças e investimentos.

Ele também falou sobre cenários para o Brasil, ou seja, o que o mercado espera para o segundo semestre e o que se projeta para o próximo ano. “Para começar, há uma indefinição política claríssima, em especial, quando se fala em eleição presidencial, de acordo com as pesquisas. Isso, para o mercado financeiro, não é uma coisa boa e não ajuda em nada porque não se consegue olhar para o curto e médio prazos, em especial, sobre qual a política econômica será adotada pelo vencedor”, ressaltou. “O que a gente nota é que há diferenças muito grandes de como os pré-candidatos pretendem atuar na economia, e é isso que causa as incertezas”, completou.

Conrado Navarro acredita que um dos efeitos dessa crise deverá afetar a taxa Selic, que registrou quedas sucessivas nos últimos dois anos, mas que sofrerá aumentos consideráveis em 2019 e 2020, conforme relatórios das principais consultorias do país. “Isso refletirá diretamente no crédito”, disse. Aliado a isso, “há uma elevação repentina e forte do dólar, que causa um certo pânico no mercado”.  “Os juros devem subir, o que refletirá nos financiamentos, tornando-os mais caros”, disse.

Fonte: Agência Contexto