Dengue: secretária municipal de Saúde fala sobre a atual situação em Itajubá

A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá conversou com a secretária municipal de Saúde, Mariana Cristina de Melo e Porto Sales, sobre a situação da dengue no município. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (8/05) durante a reunião de negócios da entidade.

“Na área da saúde, a dengue tem sido foco de preocupação para empresários e comunidade. As empresas têm sofrido as consequências geradas pela doença, com funcionários afastados por prazo de cerca de 15 dias. O aumento nos casos também tem preocupado a todos, motivo pelo qual convidamos a secretária para conhecermos mais a fundo a situação em nossa cidade e qual tem sido a tratativa contra a dengue”, declara o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, ao abrir a reunião de negócios.

Mariana é servidora pública há 13 anos, enfermeira formada e estava como secretária adjunta até assumir a Secretaria de Saúde recentemente. Segundo a Secretária, a dengue vem sendo tratada ano após ano e sempre depois de ciclos de chuvas seguidos de sol há aumento dos mosquitos transmissores da doença.

NÚMEROS ATUAIS DA DENGUE EM ITAJUBÁ

POPULAÇÃO: 93.700 habitantes

CASOS POSITIVOS: 2.662 (aproximadamente 3% da população)

NOTIFICAÇÕES: 4.800 (entre casos em investigação, inconclusivos, descartados)

MORTE: 1 (uma morte confirmada por dengue)

FOCOS: 95% dos focos estão dentro das residências e imóveis

(*Dados divulgados pela secretária durante a reunião de negócios da CDL Itajubá)

Em relação aos municípios da microrregião Sul de Minas, a secretaria diz que Itajubá está dentro do esperado num cenário nacional ruim. “O nosso índice de infestação está muito alto e não diferente dos 15 municípios do nosso entorno. O importante é que os nossos casos não estão se agravando tanto, sendo tratados nas unidades de saúde e montamos uma sala de hidratação no posto São Vicente. Então depende mais do manejo clínico correto, quando a pessoa tem a suspeita de dengue, para que não se agrave”, informou Mariana.

AS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À DENGUE

Setor de endemia

Atua rotineiramente no município. O trabalho dos agentes de endemia está em andamento, com visitas às casas e estabelecimentos, para orientar sobre os cuidados essenciais e, assim, evitar criadouros do mosquito e tratar os focos existentes, conforme informa a secretária.

Vacinação

Itajubá não foi contemplada com vacinas. Segundo a secretária, a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde foi de iniciar a vacinação nos municípios com população de 100 mil habitantes ou acima, por serem áreas de maior concentração de pessoas.

Fumacê

A secretária explica que o fumacê é uma estratégia do estado e aplicado quando o município está em estado de calamidade, pois ele também afeta e mata outros insetos benéficos, além do mosquito da dengue. Também, que foram feitas duas solicitações ao estado, não contempladas visto que existem outros municípios em situação crítica da doença, tendo prioridade de atendimento.

Mini Fumacê

O município possui um termonebulizador. A secretária informou que esta semana foram adquiridos insumos para o mini fumacê e bairros já estão sendo contemplados. Ainda que já existe uma programação, podendo ser conferida AQUI.

“Poderíamos estar em situação pior. Graças a essas estratégias e ao trabalho que vem sendo feito o município está conseguindo controlar a situação. A previsão de pico da dengue seria março, abril e maio. Passando o calor que vem fazendo, a tendência é a diminuição dos mosquitos com a chegada do inverno, sem chuvas”, pontua Mariana.

A coordenadora do setor de endemias, Tatiane dos Reis, também participou da reunião, alertando para que os cuidados devem ser reforçados, especialmente nas residências. “Estamos vivendo este surto da dengue e o apoio que pedimos à população é que não deixe água acumulada em vasos, pneus velhos, vasilhas e outros locais que possam vir a ser criadouros do mosquito”, orienta a coordenadora.

AGENTES DE ENDEMIA

Os agentes de endemia cumprem a missão de orientar e vistoriar residências em busca de focos do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue. Tatiane Reis destaca a importância de a comunidade receber os agentes, diante dos dados.

“Só no mês que fiz um levantamento, tivemos mais de 400 recusas. Ou seja, o agente vai visitar e estão recusando a visita dele, não deixando que entre para passar informações e verificar se há focos. Tentamos contornar essa situação de outras formas, mas se não houver a conscientização da população continuaremos com aumento dos casos da doença”, alerta Tatiane.

Os agentes atuam identificados por crachá e colete.

EMPRESAS EM AÇÃO

A CDL Itajubá convoca empresas do varejo e serviços para que contribuam no combate à dengue, orientando seus funcionários para que fiquem atentos aos focos do mosquito em suas residências.

A entidade está disponibilizando panfletos orientativos para combater o Aedes, material produzido pelo governo de Minas, que podem ser retirados na sede da CDL: Av. Cel. Carneiro Júnior, 301, 1º andar – Centro.