Empresa de Itajubá desenvolve soluções para cidades inteligentes com uso de tecnologias disruptivas

Por meio de tecnologias disruptivas, a Verth Tecnologia desenvolve soluções para problemas cotidianos de empresas, industrias e órgãos públicos com o uso de tecnologias inovadoras de ponta. São softwares e hardwares munidos de inteligência artificial e destinados às melhorias de processos que contribuem para a consolidação das cidades inteligentes, as smart cities.

O CEO da Verth Tecnologia, Alexandre Rennó Siqueira, apresentou a empresa e as soluções inteligentes que desenvolve aos diretores e conselheiros da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, durante a reunião de negócios desta semana (30/08).

“A CDL Itajubá, como uma das fundadoras da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo, INOVAI e parceira da Incubadora de empresas de Itajubá, INCIT, tem como missão auxiliar na divulgação dos empreendimentos inovadores e nascentes no município. A Verth, empresa graduada na INCIT, através de seu trabalho movimenta a economia local e leva o know how tecnológico desenvolvido em nossa cidade para todo o Brasil e exterior”, declara o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes.

A Verth Tecnologia é uma startup graduada na INCIT, que desenvolve projetos especiais e soluções voltados para smart cities e indústria 4.0, com destaque para o setor de Segurança Pública.

“Hoje a Verth tem vários produtos, tendo como carro chefe o Sistema de Segurança Pública. Os radares nas entradas de Itajubá, integram o sistema inteligente de segurança pública desenvolvido pela Verth. Esse sistema é utilizado por várias cidades do Brasil e tem aporte de inteligência artificial para identificar veículos, cruzar informações e, no caso de furto de veículos, detectar criminosos, por exemplo. Também é possível quantificar veículos que circulam por Itajubá”, explicou Alexandre Rennó.

Segundo o empresário, agora o desdobramento dessa tecnologia é para câmeras de identificação facial, com foco em segurança pública, mas que também podem atender comércio e serviços. São câmeras inteligentes, capazes de dimensionar perfis de consumidores e quantas pessoas circulam pelas ruas comerciais da cidade, exemplos de uso dessa tecnologia no varejo. O empresário explica que se trata de um produto específico, com tecnologia analítica de ponta, gerando dados comportamentais a serem analisados.

Além da Verth, que também fabrica bicicletas elétricas e, mais recente, carruagens elétricas, o itajubense Alexandre Rennó empreende com outras empresas de tecnologia, entre elas a Autofind, fabricante das TAGs e antenas utilizadas pelo Sem Parar, e desenvolvimento do Sistema de Identificação Automática de Veículos (SINIAV). Atualmente, conforme Alexandre, a empresa deixou de ser fabricante para prestar serviços de manutenção dos equipamentos.

A empresa também atua em tecnologia educacional, dedicada ao Ensino Fundamental I e II de escolas públicas. Em Itajubá, estão sendo implantadas 22 salas tecnológicas, com notebook, tablet, conexão com a internet e todos os aparatos para conferir tecnologia de ponta para jovens estudantes.