Governo exige Certificado Digital para licitações

Empresas interessadas em participar de pregões e licitações públicas precisam estar atentas às novas regras do SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores). Agora, elas precisam fazer o cadastro na plataforma utilizando certificados digitais.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Itajubá, em parceria com a Online Certificadora, oferece o serviço de forma ágil e sem burocracia: o documento fica pronto na mesma hora. O Certificado Digital é um documento eletrônico que identifica pessoas, empresas, sistemas e informações no mundo digital. Tudo em um ambiente de muita segurança.

A mudança entrou em vigor em 25 de junho deste ano, de acordo a Instrução Normativa (IN) nº 3 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O SICAF é um submódulo do SIASG (Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais), criado para viabilizar o cadastramento de fornecedores de materiais e serviços no âmbito da Administração Pública Federal direta, das autarquias e das fundações.

Esta é mais uma utilidade do Certificado Digital, que tem outras funções importantes no dia a dia das pessoas e empresas: substituir a assinatura manuscrita em documentos; eliminar a impressão e gastos relacionados ao controle; enviar e reconhecimento de firma por uma operação eletrônica executada pela internet, de forma simplificada e com total legitimidade; entre outras.

A lista de serviços que requerem o uso de certificados digitais cresce diariamente, permitindo trazer maior conforto às pessoas nas atividades profissionais. Mais informações, acesse este link sobre o Certificado Digital da CDL Itajubá ou ligue para (35) 3622-3511.

Fonte: Agencia Contexto