IRPF 2023: contribuintes já podem enviar a declaração

Começou nesta quarta-feira (15/03) o prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023.

O programa já está disponível para download. As funcionalidades de entrega e transmissão, juntamente com as informações pré-preenchidas já estão disponíveis para os contribuintes.

O prazo de entrega para este ano foi prorrogado e o IRPF pode ser enviado até o dia 31 de maio, último dia útil do mês.

Segundo a Receita Federal, a expectativa é que sejam recebidas entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações do IRPF 2023, número superior ao recorde registrado em 2022, quando o Fisco recebeu 36.322.912 documentos

Declaração pré-preenchida

Para quem já baixou o programa e quer utilizar a opção da declaração pré-preenchida, basta entrar no programa e autenticar a conta gov.br nos níveis ouro ou prata. Já para fazer a declaração do IRPF 2023 em smartphones, será necessário baixar uma nova versão do app ‘Meu Imposto de Renda’.

Segundo o supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, a responsabilidade pela declaração é do contribuinte, por isso ele deve conferir atentamente as informações recuperadas pela pré-preenchida com os comprovantes de rendimentos recebidos.

Também é de obrigação do contribuinte complementar as informações não recuperadas. Da mesma forma que o contribuinte pode errar no preenchimento da declaração a fonte da informação da pré-preenchida (empresas, bancos, imobiliárias, clínicas médicas) também pode errar ou ainda não ter enviado as informações.

Fonte: Contábeis