Itajubá ganhará, em dezembro, o primeiro cinema autossustentável da América Latina. A informação foi confirmada pelo empresário Sílvio Gutierris Brittis, do Cine A Itajubá, durante reunião da Diretoria e do Conselho Diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), realiza em 21 de novembro.
Também participaram do encontro o secretário municipal de Governo, Israel Guimarães; o diretor e coordenador de Finanças do Sicoob Sul de Minas, José Fernando Rebello de Carvalho; e a diretora comercial do Sicoob Sul de Minas, Élida Abranches Raffoul Ciarallo.
De acordo Sílvio Gutierris, o projeto do cinema inclui a construção de uma usina solar própria para geração de energia fotovoltaica; um sistema de captação e reaproveitamento de água da chuva para a demanda diária do empreendimento; local apropriado para o descarte de lixo eletrônico; bicicletário; e até pontos de recarga para carros elétricos.
“Certamente, somos o único cinema da América Latina com a certificação de autossustentabilidade. A cidade, que é muito acolhedora, merece um empreendimento como esse. Estamos felizes em poder contribuir para o desenvolvimento cultural de Itajubá”, disse Sílvio Gutierris, durante encontro com diretores e conselheiros da CDL Itajubá.
O grupo administra cinemas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Pará. Em Minas, além de Itajubá, há salas em Pouso Alegre, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso, Lavras e Alfenas.
A obra ocupa uma área de quatro mil m² de área construída, ao lado do Teatro Municipal Christiane Riêra, no bairro Estiva. A previsão é que o Cine A Itajubá entra em operação em dezembro, com quatro salas de exibição, equipadas com som Dolby Atmos e imagem 3D e 4K.
Fonte: Agencia Contexto