Buscar

Buscar

O envolvimento do comércio e serviços na inclusão de pessoas com autismo

[views count="'1" print="1"]

Qual o envolvimento do comércio e serviços para a inclusão do autista na sociedade?

Para responder à questão e trazer informações sobre o papel do empresário na inserção social de pessoas com autismo, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá recebeu a assessora de Política para Pessoas com Deficiência da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Jordana Bassi, em sua reunião de negócios desta semana (17/05).

“A CDL Itajubá é uma entidade de representação comercial e de serviços que busca, constantemente, o desenvolvimento econômico e social da cidade. Ela busca estar presente nas discussões sobre diversos assuntos, seja com o poder público ou privado, visando estimular o crescimento do município. A entidade não se furta de assumir sua responsabilidade em apoiar ações de melhoria para a cidade e para os cidadãos”, declarou o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Lopes, ao dar boas-vindas aos participantes.

Jordana contou brevemente sobre sua trajetória na Prefeitura de São José dos Campos, trabalhando para a garantia de direitos e na articulação para que as políticas de direitos aconteçam. Dentre elas, aquelas que resguardam as Pessoas com Deficiência (PcD), inclusive os autistas.

Para Jordana, as empresas necessitam de orientação sobre como atender aos autistas e compreensão quanto ao autismo. Segundo ela, estímulos visuais (luzes e cores), auditivos (sons e barulhos), táteis (texturas diferentes) e até olfativos (cheiros diferentes) podem desencadear uma crise na pessoa com autismo.

 “Um simples olhar de acolhimento faz toda a diferença. Por isso, iniciamos essa campanha emparceirando com o comércio. O autista e quem o acompanha precisam de atendimento rápido, por direito. Esse nosso bate-papo de hoje é para tornar a vida dessas pessoas melhor. Com acolhimento e empatia tudo se resolve”, destacou a assessora.

Jordana Bassi palestrou no Painel I – ‘Inclusão do Autista na Sociedade’, durante o 1º Fórum Sul Mineiro de Autismo, realizado pela Prefeitura Municipal de Itajubá nos dias 17 e 18 deste mês.

“Esse convite da CDL para mim é muito rico. Chegar em Itajubá para essa iniciativa sobre autismo e ver vocês emparceirando nessa ação de extrema importância, é para mim muito gratificante. O sucesso das ações vem com as parcerias. A Prefeitura não faz nada sozinha”, expôs Jordana Bassi sobre sua participação.

Ao final, a assessora frisou a importância da capacitação e sensibilização dos funcionários e empresários do comércio e serviços para o atendimento ao autista, bem como sobre atitudes inclusivas em relação às deficiências e aos idosos, considerados, por ela, no quesito comercial, benefícios para a imagem de uma empresa.

O vereador Markinhu Meireles também participou da reunião de negócios da CDL Itajubá, juntamente com diretores e conselheiros da entidade.

Fonte: CDL Itajubá

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Seja Associado CDL Itajubá

Preencha o formulário abaixo para receber nossa proposta de filiação.
Em caso de dúvidas, contate (35) 3622-3511 (Fixo / Whatsapp), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Solicite a 2ª Via de Boleto

Preencha o formulário corretamente e aguarde que encaminharemos a 2ª via de seu boleto.

Cadastro de Vagas

Cadastre as vagas de sua empresa.

Receba o Boletim Bom Negócio

Fique informado sobre as soluções CDL Itajubá para o seu negócio e atualizado com as principais notícias para o varejo e serviços. O Boletim Bom Negócio será enviado semanalmente para o seu e-mail.