Receita alerta para golpe do empréstimo ou financiamento

Segundo alerta da Receita Federal (RF), criminosos têm enviado, via Correios, notificações falsas em nome do órgão, para pessoas que fazem negociações de empréstimos ou financiamento com bancos, exigindo pagamento de imposto para “facilitar” essas transações.

A Receita explica o procedimento utilizado para o crime
Por meio dos Correios, quadrilhas especializadas enviam um documento com marca da Receita Federal, para pessoas que estão realizando negociações com instituições financeiras. Os criminosos então alegam que o crédito só “será desbloqueado” com o pagamento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Para praticar o golpe, os criminosos usam notificações e documentos de arrecadação falsos. Assim, de acordo com a Receita, induzem a vítima a pagar taxas inexistentes para a suposta liberação do dinheiro. O documento falso enviado pelos criminosos contém dados bancários para depósito e assinatura também fraudulenta.

A Receita esclarece que o recolhimento do IOF é feito exclusivamente por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Além disso, a cobrança e o recolhimento são efetuados pelo responsável tributário, ou seja, pela instituição financeira que concede o crédito ao cliente, não pela RF.

A orientação é procurar a polícia, caso receba notificações falsas. Além disso, as vítimas devem guardar as provas para poder registrar o boletim de ocorrência.

Como se proteger
• Ficar atento a erros de português, informações confusas ou incorretas e orientações desencontradas;
• A Receita Federal não envia mensagens por SMS ou por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp;
• Também não envia e-mail, a menos que seja em resposta à demanda do próprio contribuinte, como, por exemplo, atendimento de CPF via caixa corporativa institucional.

Atenção, também, para outros tipos de golpes envolvendo o nome da Receita Federal:
• Golpe da restituição de imposto: fraudadores utilizam a informação “Consta um saldo residual do seu último IRPF” para atrair possíveis vítimas;
• Golpes relacionados às guias do Simples Nacional para pagamento via PIX: ao tentar realizar o pagamento via PIX, o sistema aponta para uma empresa privada;
• Golpes para regularizar CPF: independentemente da situação do CPF, contribuintes recebem mensagens através de SMS, WhatsApp e até e-mails informando que estão com a situação irregular junto à Receita Federal. As mensagens contêm links que induzem o contribuinte a recolher uma taxa falsa para a finalidade de regularização do CPF;

Fonte: Contábeis