“Receita Cidadã”: projeto transforma mercadorias apreendidas em bens de uso social

Milhões de toneladas de mercadorias são apreendidas pela Receita Federal (RF) anualmente. Agora, por meio do projeto ‘Receita Cidadã’, essas mercadorias, impróprias para o uso e consumo, passam por uma descaracterização e transformação para se tornarem produtos úteis para a sociedade.

O chefe e analista tributário da Agência da Receita Federal de Itajubá, Sérgio Antônio da Silva, participou da reunião de negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, realizada dia 13 de setembro/23, para explicar e divulgar o projeto para empresários do comércio e serviços de nossa cidade.

Toneladas de mercadorias apreendidas sem destino, depósitos cada vez mais cheios, mercadorias incineradas ou destruídas em aterros – gerando lixo e poluindo o meio ambiente. Mediante esse cenário, fez-se necessária uma mudança de paradigma quanto a destinação dessas mercadorias.  Assim, em 2021, em plena pandemia, a Receita Federal criou o projeto ‘Receita Cidadã’.

“A ideia nesta reunião é mostrar, principalmente, a missão da Receita em transformar essa situação e dar uma nova destinação para essas mercadorias. Muita gente conhece a Receita como atora na cobrança de tributação. Aqui, apresento a outra atuação da Receita, no combate ao contrabando e descaminho, vigilância e repressão do mercado ilícito, dando nova destinação às mercadorias apreendidas, gerando benefícios sociais e contribuindo com o bem-estar da sociedade brasileira”, explica Sérgio.

Com o ‘Receita Cidadã’, as mercadorias apreendidas agora são modificadas e transformadas. Cigarros se transformam: tabaco em adubo orgânico, filtro em composto a base de cimento e papel para reciclagem. Cachaça clandestina se torna álcool em gel. Vestuários são descaracterizados (retirando logomarca e etiquetas) e doados. Aparelhos TV Box se transformam em minicomputadores.

Para a transformação das mercadorias, a RF conta com a parceria de instituições e universidades de ensino e pesquisa, figurando entre elas a nossa Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Todo o material transformado é doado para órgãos públicos, instituições de ensino, entidades e associações beneficentes, entre outras.

Segundo Sérgio, as mercadorias apreendidas pela Receita, em 2022, compreendem um montante de mais de R$ 3 bilhões, sendo o cigarro a mercadoria campeã em apreensão. Ele destaca que por traz dessas mercadorias existe uma rede imensa de contrabandistas.

“Parabenizamos o trabalho realizado pela Receita Federal com esse projeto e colocamos a CDL Itajubá à disposição para a divulgação de ações que beneficiem a sociedade brasileira”, comenta o presidente da entidade, Alexandre Costa Lopes, ao finalizar a reunião de negócios.