Receita Federal entrega computadores às prefeituras do Sul de Minas

A Receita Federal entregou microcomputadores para as prefeituras do Sul de Minas em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (21/12). Os equipamentos são provenientes da descaracterização e transformação de TVs Box em produtos úteis para a sociedade, resultado do projeto ‘Receita Cidadã’.

A solenidade foi coordenada pelo delegado da Receita Federal do Sul de Minas, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, e pelo chefe da Agência da Receita Federal de Itajubá, analista tributário Sérgio Antônio da Silva. A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, participou do evento representada por seu presidente, Alexandre Costa Lopes.

“A CDL Itajubá parabeniza a Receita Federal pelo trabalho que vem realizando com o projeto ‘Receita Cidadã’ Toneladas de mercadorias ilegais apreendidas, produtos que também prejudicam a atividade do comércio, estão saindo de circulação para serem transformados em equipamentos e materiais benéficos à sociedade, sendo doados para órgãos públicos, instituições de ensino, entidades e associações beneficentes”, comenta o presidente da entidade, Alexandre Lopes.

A Receita Federal criou o projeto ‘Receita Cidadã’ em 2021, em plena pandemia, como uma mudança de paradigma quanto a destinação de mercadorias que seriam incineradas ou destruídas em aterros – gerando lixo e poluindo o meio ambiente.

No Brasil, milhões de toneladas de mercadorias são apreendidas pela Receita Federal anualmente. Agora, por meio desse projeto, essas mercadorias, impróprias para o uso e consumo, passam por uma descaracterização para se tornarem benefícios sociais e contribuir com o bem-estar da sociedade brasileira.

Com o ‘Receita Cidadã’, as mercadorias apreendidas agora são modificadas e transformadas. Cigarros se transformam: tabaco em adubo orgânico, filtro em composto a base de cimento e papel para reciclagem. Cachaça clandestina se torna álcool em gel. Vestuários são descaracterizados (retirando logomarca e etiquetas) e doados. Aparelhos TV Box se transformam em minicomputadores.

Para a transformação das mercadorias, a Receita Federal conta com a parceria de instituições e universidades de ensino e pesquisa, entre elas a nossa Universidade Federal de Itajubá (Unifei).