Redução da tarifa do transporte público de Itajubá beneficia empresas e usuários

Convidado para a reunião de negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá desta quarta-feira (19/7), o coordenador político da Secretaria Municipal de Governo, Israel Gustavo Guimarães dos Santos, falou sobre a redução da tarifa do transporte público municipal.

“A redução da tarifa será uma conquista para todos. Segundo simulação feita por nosso diretor Eduardo Mohallem, com o valor da nova tarifa, uma empresa de 100 funcionários, por exemplo, terá economia em torno de R$ 10 mil, por tarifa, em um mês. Ganham os empresários, que fornecem vale transporte aos seus funcionários, ganha a comunidade, em especial os que mais precisam, ganha o poder público, facilitando o acesso da população ao transporte coletivo”, destaca o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes.

Atualmente, o custo da passagem é de R$ 4,50 no perímetro urbano e R$5,00 na área rural. O Projeto de Lei Nº 4730/2023, que aguarda apreciação final pela Câmara Municipal, visa reduzir o valor da passagem para R$ 3,90, tarifa única a ser paga pelo passageiro nas linhas urbanas e rurais. A tarifa ficará congelada pelo período de dois anos e a previsão é que entre em vigor na segunda quinzena de agosto deste ano.

O coordenador político explica que a redução se dará por meio de subvenção econômica ao Expresso Valônia, concessionária do Sistema de Transporte Coletivo de Itajubá, concedido pelo Poder Executivo municipal para fins de subsídio à tarifa do transporte público. Lembra, ainda, que esta foi a primeira vez, na história da cidade, que uma administração propõe a redução do valor da passagem de ônibus.

“O subsídio do transporte público, hoje, é uma realidade em todo o País. Itajubá é a única cidade da nossa região que ainda não tem o subsídio para esse fim. Desde 2021, a atual administração mantém diálogos com a empresa buscando benefícios para toda a população, também sendo beneficiadas as empresas do município”, relatou Israel Santos.

Com a ação, a Prefeitura espera estimular a população ao uso do transporte público, que se tornou menos utilizado com a pandemia e os novos hábitos de locomoção.

Na oportunidade, o coordenador político destacou os esforços da Prefeitura em otimizar os gastos públicos, investindo os valores economizados em prol do município.

Ao final, Israel Santos reforçou a importância da CDL Itajubá, como entidade de classe, em ajudar o poder público e participar ativamente de conselhos municipais, representada por seus diretores ou conselheiros.