Saiba onde encontrar seus clientes nas redes sociais

Com a expansão e diversificação do marketing digital, toda pessoa com acesso à internet passa a ter acesso, também, a conteúdo publicitário diversificado. Atualmente, as redes sociais são as ferramentas mais utilizadas pelas empresas para marcar presença online e fazer publicidade. Como os custos iniciais são muito baixos, não importa o tamanho do negócio: qualquer um pode estar ali, brigando por um lugar ao sol.

Além disso, o consumidor de hoje espera um contato mais próximo com suas empresas preferidas. As redes sociais tornam essa interação mais ágil e barata, melhorando a qualidade do relacionamento com o cliente sem precisar brigar com os grandes figurões que investem pesado em mídia.

Porém, fica a pergunta: com tantas redes sociais disponíveis, em qual sua empresa deve estar?

Nós separamos algumas informações para te ajudar a se livrar dessa dúvida. Continue lendo e confira o melhor jeito de marcar presença digital!

Onde o público-alvo está?

Antes de inserir sua marca em uma rede social, é importante avaliar se isso faz sentido na estratégia. O primeiro passo é saber onde o seu público está mais presente.

Analise o perfil do seu negócio e o do seu consumidor, e verifique como este se comporta online. Existem milhões de usuários em diversas redes sociais, mas você deve olhar para o seu produto e se assegurar de que o seu público-alvo está ocupando aquele espaço.

Converse com seus clientes atuais e potenciais, pesquise e descubra o que eles usam no dia a dia. Isso facilitará na hora de elaborar uma abordagem assertiva.

Qual a ferramenta mais adequada?

Cada rede social tem uma particularidade que pode ou não ser relevante para a divulgação dos seus serviços. Se você trabalha com o conteúdo visual para atrair clientes – confeitarias e lojas de roupas e acessórios, por exemplo – redes como o Instagram e o Pinterest podem ser interessantes para a sua marca. Já no Facebook, a rede mais utilizada no mundo inteiro, e também a mais versátil, você pode publicar mensagens de texto, fotos e vídeos, além de compartilhar conteúdo do seu próprio site ou de parceiros.

O LinkedIn é considerado ideal para autônomos como advogados e arquitetos, pois seu foco é o relacionamento profissional, o famoso networking. É usado também por empresas de recrutamento de pessoas e outras atividades relacionadas ao meio corporativo.

O YouTube, por sua vez, é a maior rede de publicação de vídeos do mundo. Com mais de um bilhão de usuários, é muito utilizada para a promoção de palestras, tutoriais, transmissão ao vivo de eventos, e por aí vai.

Como atrair e envolver o público?

Conteúdo é a palavra-chave. Não basta exibir a sua marca e se promover nas redes sociais, é preciso ser interessante e relevante para quem quer acompanhar você.

O marketing de conteúdo é uma excelente estratégia onde o seu negócio se apresenta como um solucionador de problemas para o cliente, não apenas um simples fornecedor. Segundo a Content Trends, empresas que aderem ao marketing de conteúdo geram aproximadamente quatro vezes mais visitas em seu site e, com o auxílio das redes sociais, esse conteúdo pode ter um alcance muito maior.

Para entender mais sobre o inbound marketing, você pode assistir gratuitamente às aulas oferecidas pela maior empresa de marketing de conteúdo do país.

As redes sociais valem todo o investimento?

Definitivamente. As redes sociais só perdem para a TV aberta quando o assunto é alcance de público, mas com a vantagem de ter um custo infinitamente menor. Trate a fanpage como um ativo que deve ser bem cuidado, monitorado e alimentado frequentemente. O Brasil se rendeu definitivamente ao mundo digital e se destacar nesse meio pode fazer a diferença!

Agora que você já entendeu quais as redes sociais que devem fazer parte do seu planejamento, que tal conferir também os maiores erros de marketing digital nas redes sociais?

Fonte: FCDL/MG