Sucesso das Redes Protegidas pode ajudar no combate à violência contra a mulher

O comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, tenente coronel André de Oliveira Coli, participou do reunião semanal da Diretoria e do Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá, nesta quarta-feira, 27 de fevereiro. A unidade é responsável pelo atendimento de Itajubá e 14 municípios da microrregião, com uma população de 212 mil pessoas.

Na pauta do encontro, os indicativos de segurança, que colocam Itajubá como a quinta área mais segura de Minas Gerais para se viver; a implantação do Projeto Transitolândia, que visa levar educação de trânsito a crianças e jovens das escolas públicas e privadas; e o trabalho conjunto da PM com a Delegacia da Mulher para o atendimento de mulheres vítimas de violência.

“Acredito que o grande diferencial em Itajubá é participação cidadã, como nas Redes Protegidas. Essa parceria rende frutos, não somente numéricos, mas, em especial, melhorando a sensação de segurança das pessoas”, explicou o comandante. Entre as redes, citou a Rede de Vizinhos Protegidos, a Rede de Comerciantes Protegidos e a Rede de Indústria Protegidas.

De acordo com o tenente coronel Coli, é justamente essa experiência exitosa que poderá ser aplicada no trabalho conjunto com a Delegacia da Mulher. “Vamos aproveitar essa experiência para ampliar o serviço de proteção à mulher; para isso, mais uma vez, seria muito importante o apoio das entidades”, destacou.

O trabalho conjunto, disse o comandante, poderá reduzir o Índice de Criminalidade Violenta (ICV), metodologia usada no país para fazer o ranking das cidades mais seguras. O ICV inclui crimes com violência ou grave ameaça (roubo, estupro, sequestro, cárcere privado e extorsão). Como exemplo, citou que a área do 56º Batalhão registrou 16 crimes violentos em janeiro deste ano, uma redução de 20% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Agência Contexto